Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Quem realmente ganha com a Copa do Mundo de 2014?


1)      As Companhias Aéreas: na venda de passagens. Elas vão operar com 1.973 voos a mais do comum no período da Copa do Mundo. Só para a abertura da Copa serão oferecidos 20.004 novos assentos. E para a final, 25.000 novos assentos (sem falar que novos voos podem ser solicitados a qualquer momento, inclusive durante a Copa.). E os voos fretas e os executivos, hem? E o preço e as tarifas das passagens, como ficarão? Tudo isso vai mexer com 42% da Malha Aérea Brasileira: ao todo, 80 mil voos serão incluídos ou modificados. As rotas mais pedidas foram: do Galeão (Rio de Janeiro) – Ezeiza (Buenos Aires, Argentina): 262 voos e 59.756 assentos. Depois, Brasília para Guarulhos (288 voos e 45.558 assentos). E, depois, Fortaleza e Guarulhos (205 voos e 35.214 assentos). Segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Agora resta saber se a capacidade dos aeroportos comportará e oferecerá serviços de qualidade: avalição do tráfego aéreo, pistas, pátios e os terminais dos aeroportos.
2)      O Meio Ambiente perde, nós consumidores, pagamos a Eneriga: O Governo teve que prometer +6 mil megawatts em novas usinas para a produção de eletricidade este ano. Além de +6.800 km de linhas de transmissão. O Ministro das Minas e Energias prometeu a realização de 07 leilões de energia e 05 de transmissão. É o plano de abastecimento para a Copa do Mundo: 77 obras de reforço já foram terminadas e 33 já estão em fase final de conclusão.
3)      Mais impostos: O ano de 2014 mal começou e, só em Janeiro agora, nós, brasileiros, já pagamos R$ 100 bilhões em impostos. É o aumento da Carga Tributária.
4)      A rede hoteleira e o Setor de Serviços privados: Imaginem só o fluxo de turistas que vão pernoitar – comer, beber e comprar durante essa Copa? Os donos de hotéis, pousadas, restaurantes e logistas vão “deitar e rolar”.


     Enquanto isso... Em Escolas Públicas de Goiás: Para combater a Violência em sala de aula a secretaria de Educação decidiu colocar a polícia militar para administrar 10 escolas públicas. Os pais dos alunos terão de pagar (de novo). O diretor será um policial (com formação em Pedagogia); PM’s vão dá aula de educação física e exigir disciplina dos alunos. As demais matérias continuarão a ser dadas por professores da rede estadual. A Secretaria de Educação de Goiás disse que a criação dos colégios é uma medida de segurança preventiva e da mais alta eficácia. É o sonho de: educação, segurança e disciplina. Mas os pais terão que comprar uniformes, sapatos (entre R$ 500,00 e R$ 600,00); os pais também vão ter que pagar R$ 100,00 de matrícula, R$ 50,00 de mensalidade e comprar dois livros que custam R$ 300,00. Na prática, a escola pública (já paga por nossos impostos), passará a custar ainda mais R$ 1.500,00 (despesa anual)! Normas disciplinares deveriam ser construídas coletivamente e não pela força, mas aquela realidade, pelo visto, já transbordou seu limite. Punição, ordens e disciplina por si só vão solucionar o problema da educação brasileira? Possa ser que não, mas que vai ajudar aquela realidade a preservar a vida dos alunos entre si e dos professores, bem como da comunidade escolar, talvez. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário