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São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
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Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

domingo, 6 de outubro de 2013

LIÇÕES DO Ney* 01

A importância da comunicação no trabalho.

Por Neilton Lima
Professor, pedagogo e especialista em psicopedagogia.
Uma coisa importante na função que você exerce, seja ela qual for, é o claro entendimento das suas metas. Quando elas não estão sendo superadas, dois possíveis motivos podem ser apontados:
a) está havendo falhas no seu desempenho pessoal;
b) problemas ocorridos nos processos internos, como a precária comunicação organizacional. Ou seja, falta clareza dos executivos das empresas, principalmente do presidente e dos diretores, pois são eles que detêm as diretrizes do jogo.
Se a empresa tem um presidente que não se comunica bem, o risco de haver falhas é grande. A questão começa lá em cima, no alto escalão. O problema de comunicação se multiplica, conforme desce na hierarquia corporativa: começa como uma “marolinha” na diretoria e se torna um tsunami, quando chega ao analista. Logo, a comunicação é afetada pela cultura e pelo nível de desenvolvimento humano, no ambiente de trabalho.
Mas quem disse que somente em ambientes estáveis os resultados são alcançados de maneira sustentável? É possível que os conflitos, no ambiente de trabalho, ocasionem alguma melhoria interna. Para isso, é preciso que haja uma gestão dos conflitos. Neste caso, uma gestão que seja capaz de ligar os pontos e aperfeiçoar a comunicação recíproca de quem fala e de quem ouve, como em reuniões e conselhos.

NOTA: A hierarquia corporativa é a descrição do tipo de estrutura de poder dentro de uma organização. Faz referência ao modo como os diferentes cargos estão ordenados do menor para o maior na escada organizacional: analista, coordenador, supervisor, gerente, conselheiro ou diretor, um ou mais vice-presidente, presidente ou Chief Executive Officer (CEO) no comando dos assuntos. Os principais cargos da hierarquia corporativa são: Presidente, Diretor financeiro, Diretor de marketing, Diretor de vendas, Diretor de RH (Relações Humanas).

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