Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

terça-feira, 10 de setembro de 2013

12 Males do Mundo Atual: o pensamento como antídoto do mal. O mapeamento de várias questões e aspectos da vida hoje, em boa parte do Planeta.

Tema Nº 04: questão Econômica.


Quem viveu entre as duas grandes guerras do século 20 certamente foi afetado pela insanidade do fascismo e do nazismo, a crueldade do humano exposta nos campos de extermínio e nas bombas atômicas jogadas em Hiroshima e Nagasaki. O saldo ficou nos milhões de mortos e dilacerados – marcas vivas até hoje nos sobreviventes e seus descendentes. Existiram males da Idade Média e o começo do capitalismo, nos séculos 18 e 19, foi (e tem sido) penoso para o trabalhador. 

Todas as épocas têm as suas marcas – positivas e negativas. Sem entrar pelo caminho da comparação e da escala de valores, o que parece relevante para todos, cada qual no seu tempo, é a possibilidade de poder identificar, conhecer, analisar, debater e estabelecer a devida consciência sobre o que mais pesa sobre o ser humano e a sociedade – em cada momento da história da humanidade. Partindo disso, faremos o levantamento de questões, o conhecimento da realidade e o estímulo democrático ao debate. Entendemos que, assim, conscientemente, poderemos refletir sobre propostas e alternativas que tratem de superar os Males do Mundo Atual. 

O levantamento inclui, evidentemente, tudo aquilo que perturba, causa sofrimento, gera impotência e caminha na direção contrária do bem estar de todos. Tem a ver com o sistema político, as escolhas culturais, sociais e econômicas – e com todo o jogo de poder e de interesses que determina o destino das sociedades.  
Então se fala da saúde física e mental, da estética, do trabalho, do costume, da ideologia, da crença, da comunicação, da química, da virtualidade, da cultura – e de tudo aquilo que abrange as atividades humanas. Entre tantos outros males do modo de vida atual, ganham força a ideologia neoliberal, que colocou o lucro e o sucesso pessoal acima de todos os outros valores, e a mistificação tecnológica, que se tornou ferramenta imprescindível para o duplo papel de proporcionar satisfação e dependência, com danos cada vez mais evidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário