Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Desculpe, estava só seguindo ordens!?

 A ordem e o mal...

Como os alemães nazistas puderam conceber e executar o massacre de 6 milhões de judeus?

Pois é, em parte, aqueles atos maléficos ocorreram porque milhares de pessoas cumpriram ordens. Elas colocaram os prisioneiros em trens, arrebanharam-nos até “chuveiros” lotados e os envenenaram com gás.

Como puderam praticar atos tão horrendos? Aquelas pessoas eram seres humanos normais?

Stanley Milgram (1974) montou uma situação na qual se pediu às pessoas que aplicassem choque cada vez mais fortes a alguém que estivesse tendo dificuldades para aprender uma sequência de palavras. Resultado! Quase 2/3 dos participantes obedeceram à risca! 

Enfim, baseadas na “obediência à autoridade”, pessoas comuns obedecem a ordens de figuras de autoridade, mesmo que isso envolva prejudicar outros. Assim, há uma forte influência do contexto social na moralidade individual, até que o pensamento crítico os separe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário