Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Nobel 2024: Economia e Democracia.

Por que alguns países se desenvolvem e outros ficam estagnados, não prosperam?

Por que existe desigualdade entre os países?

Por que alguns prosperam mais do que outros?

O Nobel de Economia 2024 mostrou que: 

1.     O papel essencial de instituições sólidas, políticas, econômicas, para o desenvolvimento de um país;

2.     Não é a religião, a cultura, o clima, a Geografia, ou mesmo o país que descobriu aquela determinada região que determinam o fato do país ser rico ou pobre no futuro;

3.     O mais importante é a qualidade das Instituições políticas e econômicas naquele país. Então:

A.    É preciso ter um sistema político e eleitoral que leve à alternância de poder;

B.    Que os governantes sejam cobrados da população, e ajam com transparência;

C.    A política e as instituições mais inclusivas;

D.    Blindar a sociedade da concentração econômica, da captura das instituições, dos governos, de grandes grupos econômicos que acabam gerando mais concentração de renda;

E.     Liberdade, financiamento. 

Um dos méritos desse grupo de economistas foi mostrar com dados e teorias como a promoção da DEMOCRACIA está ligada ao desenvolvimento econômico e também ao combate às desigualdades sociais.

1.     PARTICIPE: a democracia precisa da participação popular;

2.     PARE DE DEMONIZAR O OUTRO LADO: tente entender para melhorar a comunicação. A democracia é isso!

3.     FUJA DAS REDES SOCIAIS E DE FONTES QUE TENTAM NOS POLARIZAR: só assim podemos consertar o sistema. 

O Sistema Democrático enfrenta hoje um período difícil, de muitos questionamentos, e os países precisam melhorar o nível de governança. 

O poder das instituições pode tornar o país mais seguro e produtivo. As instituições políticas, que construímos ao longo de séculos, são um fator essencial na obtenção da prosperidade econômica. Reduzir as enormes diferenças de renda entre os países é um dos maiores desafios do nosso tempo. É possível ter uma compreensão mais profunda das raízes do fracasso e do sucesso de diferentes nações. Muitas dessas raízes remontam ao período colonial: nas regiões onde houve intensa exploração, tendiam a ser dominadas por instituições mais autoritárias (extrativistas). Enquanto em outras áreas menos importantes na época do ponto de vista econômico os colonos puderam criar sistemas mais inclusivos. Muitos desses padrões de governança persistem até hoje. As instituições mais inclusivas, promovem mais prosperidade no longo prazo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário