Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Importações em alta no Brasil.

Importações do Brasil já cresceram 8% em 2024 (jan.-set.): US$ 196,3 bilhões ou R$ 1,1 trilhão.

Parte desse movimento é de empresas que estão se modernizando.

Lista de produtos: muitos carros, medicamentos, fertilizantes, equipamentos eletrônicos, metais, até soja (automóveis, alimentos, siderurgia).

Isso reflete o aquecimento da economia, com desemprego baixo e crescimento da renda do trabalhador. Esses fatores impulsionam a indústria nacional, que já opera perto do limite.

Há uma recuperação econômica do Brasil: a indústria brasileira atingiu 83,4% da sua capacidade produtiva (para operar tudo isso, precisa de insumos – máquinas e equipamentos, logo, aumentam as importações).

Encomendam-se máquinas e equipamentos de outros países para produzir, vender, lucrar mais. O aumento das importações envolvem riscos e necessidades de planejamento: demanda mais dólar, que sobe, que afeta toda a economia e pode gerar inflação. Equilibrar isso para o crescimento não virar voo de galinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário