Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Agricultores e sustentabilidade.

 “Hoje, tanto o mercado nacional quanto o internacional têm apresentado cada vez mais exigências no sentido da sustentabilidade. É uma tendência crescente à qual os produtores devem se adaptar – cuidados com o solo, a água e a natureza”.

·       Mundialmente, 6 em 10 agricultores já sofreram perdas significativas de receita por causa de eventos climáticos atípicos.

·       A nível de Brasil, 91% dos agricultores estão receptivos a novas tecnologias sustentáveis, acima da média mundial que é de 75%.

·       O desafio é diminuir os custos de produção e aumentar a produtividade. Melhorar o solo.

·       Medidas:

1.     Práticas regenerativas, modelo que busca conciliar a produção agrícola com a restauração ambiental (existem 10 tipos), como sistemas integrados de lavoura-pecuária;

- práticas regenerativas garante que a saúde do solo e a disponibilidade de recursos hídricos se mantenham estáveis.

- a agricultura regenerativa tem 5 pilares:

A.    Limitar o revolvimento do solo: prática que interfere na camada superficial do solo antes do plantio;

B.    Proteger a superfície do solo: utilizar coberturas vegetais para evitar erosão e manter a umidade.

C.    Rotação de culturas: construir a diversidade para fortalecer o equilíbrio de nutrientes no solo (algumas leguminosas podem fixar nitrogênio no solo e beneficiar as próximas culturas que consomem mais destes nutrientes).

D.    Manter as raízes vivas no solo: garantindo que plantas e raízes tenham os nutrientes necessários para a sua sobrevivência.

E.    Integrar animais: permitir que pecuária e agricultura coexistam, como no sistema integrado lavoura-pecuária-floresta (ILPF), que melhora a fertilidade do solo e aumenta a produtividade de forma sustentável.

OBS: estas medidas devem ser planejadas de acordo com o bioma e o clima onde estão localizadas as culturas. Práticas sustentáveis requerem tecnologias ou sistemas de manejo regionalizados.

Agricultores baianos já adotam: sistema de plantio direto, sistema integrados de lavoura-pecuária, rotação de culturas, plantios em curvas de nível em áreas com declives (previnem a erosão do solo e aumenta a retenção de água), novas tecnologias agrícolas (sensores para monitorar a utilização de recursos hídricos e plantadeiras guiadas por GPS), novos defensivos e fertilizantes sustentáveis (como bioinsumos). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário