Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

III: Eleições Municipais – 2024.

 Esta é a primeira vez em que a Justiça Eleitoral tornou dados sobre identidade de gênero obrigatórios! As eleições de 2024 também têm como novidade o preenchimento opcional da orientação sexual. 

Em todo o País, são 455.752 candidatos para prefeito, vice-prefeito e vereador. Desse total, 363,5 mil se declararam cisgêneros e 91,2 mil preferiram não informar. 98,27% dos candidatos se declararam como heterossexuais (0,72% de gays; 0,44% de lésbicas; 0,31% de bissexuais; 0,13% de assexuais; e 0,05% de pansexuais).

Com relação à identidade de gênero, 80% são cisgêneros e 20% preferiram não informar.

Entre os transgêneros: 0,21% ou 963 candidatos assim se declararam no ato de registro. Transgêneros são pessoas que não se identificam com o gênero a qual foram designadas, baseado em seu sexo biológico. Dos 27 partidos diferentes que receberam registros para cargos, a sigla com o maior número de declarados trans é o PT (121), PSD (97), PSOL (63), PDT (62). O PL, que defende pautas conservadoras, tem 29 candidatos transgêneros.

342 candidatos fizeram seu registro com o nome social (em 2020, foram 171 inscritos), isto é, a maneira como a pessoa se autoidentifica e é reconhecida ou identificada na comunidade que vive (pois o nome civil não reflete, necessariamente, a identidade de gênero da pessoa). As pessoas que não se identificam com o gênero designado no seu nascimento passam a concorrer a cargos eletivos com o nome pelo qual a sua comunidade os conhece (Resolução TSE nº 23.609/2019 normatizou a escolha e o registro assim de candidaturas).

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário