Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

terça-feira, 23 de abril de 2024

Xenotransplante.

 

42.925 brasileiros esperam por um transplante. A saída para tamanha demanda pode estar na criação de uma fábrica de órgãos ou um laboratório com alto nível de segurança biológica, capaz de impedir que os germes contaminem as cobaias (nasceu o Xeno BR – Biotecnologia Avançada). Coordenador do Projeto Xenotransplantes: Silvano Raia. Ele está aliado à Coordenadora do Centro de Pesquisas do Genoma Humano da USP, Mayana Zatz.

Eles acreditam que será possível usar os órgãos de suínos geneticamente modificados em transplantes de coração, rim, pele e córnea.

“Os órgãos dos suínos são os mais semelhantes aos dos seres humanos. Mas, há o problema da rejeição hiperaguda num transplante desses. A genética já conseguiu identificar os genes responsáveis por essa rejeição, e editar ou silenciá-los”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário