Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

sábado, 23 de março de 2024

Desperdício de água no Brasil.

No Brasil, 37,78% da água tratada se perdem antes de chegar às torneiras. Em 1/5 dos 100 municípios mais populosos do país, o desperdício na distribuição passa dos 50%! Todo esse desperdício representa uma quantidade que seria o suficiente para atender os 32 milhões de brasileiros que não têm acesso à água potável, o que melhoraria a qualidade de vida e o desenvolvimento dessas pessoas.

A água escapa por vazamentos e fraudes (ligações clandestinas). Junto com ela, todo o investimento que foi feito. Pagamos por ineficiência e o meio ambiente também! Tem o impacto econômico e o social.

Uma portaria de 2021 do Governo Federal estabelece que em 2034 as perdas de água não devem ultrapassar os 25%. Mas, projeções indicam que em 16 anos a disponibilidade desse bem tão precioso nas principais bacias pode cair até 40%. Isso nos leva a questionar: Quais são os planos para cumprir esse meta de redução das perdas em todo o país? Quais são os projetos para evitar perda de água tratada?

Enfim, é importante começar a melhorar desde já essas eficiências para que se houver deficiências de água em períodos secos por questões climáticas, não tenha que fazer racionamento como já aconteceu no passado em SP e RJ. Mania do brasileiro de não prevenir ou se esbaldar em tempos de bonança, e só se preocupar em momentos de crise. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário