No Brasil, 37,78% da água tratada se perdem antes de chegar às torneiras. Em 1/5 dos 100 municípios mais populosos do país, o desperdício na distribuição passa dos 50%! Todo esse desperdício representa uma quantidade que seria o suficiente para atender os 32 milhões de brasileiros que não têm acesso à água potável, o que melhoraria a qualidade de vida e o desenvolvimento dessas pessoas.
A água escapa por vazamentos e fraudes (ligações clandestinas). Junto com ela, todo o investimento que foi feito. Pagamos por ineficiência e o meio ambiente também! Tem o impacto econômico e o social.
Uma portaria de 2021 do Governo Federal estabelece que em 2034 as perdas de água não devem ultrapassar os 25%. Mas, projeções indicam que em 16 anos a disponibilidade desse bem tão precioso nas principais bacias pode cair até 40%. Isso nos leva a questionar: Quais são os planos para cumprir esse meta de redução das perdas em todo o país? Quais são os projetos para evitar perda de água tratada?
Enfim, é importante começar a melhorar desde já essas eficiências para que se houver deficiências de água em períodos secos por questões climáticas, não tenha que fazer racionamento como já aconteceu no passado em SP e RJ. Mania do brasileiro de não prevenir ou se esbaldar em tempos de bonança, e só se preocupar em momentos de crise.
Nenhum comentário:
Postar um comentário