Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Eleições Municipais na Bahia.

50: 36 + 14 = Bahia.

Entender os perfis das cidades é o primeiro passo para qualquer estratégia eleitoral dar certo. Por exemplo, avançar a leitura dos dados nos 50 maiores municípios baianos (onde vivem 55,41% da população baiana). Destacamos os 10 maiores municípios: Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Lauro de Freitas, Itabuna, Juazeiro, Ilhéus, Porto Seguro e Barreiras.

Há, aí, uma grande concentração urbana e populacional. Dentre esses, o que teve a maior perda proporcional de população no período foi Candeias (-12,96%) e o que mais ganhou foi Luís Eduardo Magalhães (79,53%), que passou a ser a 17ª maior cidade baiana com 107.909 habitantes. Assim, há “um cinturão populacional e urbano” em torno de qual candidato?

Análises:

·       Quanto maior a população do município, melhora o desempenho da oposição ao PT;

·       E vice-versa, quanto menor a população do município, melhora o desempenho do PT;

·       CONCLUSÃO 1: é o Coletivo Ampliado que esmaga o Partido dos Trabalhadores, porque essa “(in)consciência” coletiva está muito bem manipulada;

·       Apesar da boa performance da oposição, a força do PT ainda leva votos finais, pois os "manipulados" sentem no final a dor "de ter sido passado para trás". Nos 50 maiores municípios baianos, Jerônimo venceu em 36 e ACM Neto em 14 cidades, revelando um desempenho significativo inversamente proporcional ao tamanho da população.

Enfim, CONCLUSÃO 2: a tarefa principal é a unificação da base governista, evitando disputas internas que coloquem em risco a perda de prefeitos. Os partidos aliados ao governo petista precisam de uma boa votação para compensar a disputa acirrada nos maiores colégios eleitorais. Interessa a Jerônimo aumentar a base governista com mais prefeituras diante de um cenário acirrado de votos como foi a eleição passada. A antecipação dos debates sobre o que fazer em 2024 vai além das tratativas de qual será a melhor tática eleitoral na capital baiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário