Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

terça-feira, 19 de setembro de 2023

50 anos de PNI.

 Programa Nacional de Imunizações. 50 anos, um orgulho nacional! Ele foi instituído em 1973. Um programa que protege brasileiros de mais de 30 doenças. Enfim, é preciso retomar o sucesso brasileiro das campanhas de vacinação. Um planejamento histórico que conseguiu unificar o calendário de vacinação.

O controle de doenças se tornou possível graças ao trabalho de cientistas, profissionais de saúde e um grande esforço de comunicação. Em 1977 foi criado o Calendário de Vacinação para todo o país. Em 1980 começaram os dias nacionais de imunização. A organização das campanhas e a qualidades dos centros de pesquisa e produção colocaram o Brasil na vanguarda do mundo.

Graças ao PNI foi possível erradicar a Pólio, eliminar doenças como a Rubéola, Tétano e o Sarampo.

Enfim, há muita gente trabalhando para que o PNI tenha no futuro a força do seu passado, e para que a vacinação seja sempre um pacto coletivo pela saúde de todos e de cuidado com cada um. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário