Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

sexta-feira, 2 de junho de 2023

O rejuvenescimento do câncer colorretal.

Por que o câncer de intestino (colorretal) cresce 8% ao ano (entre 2018-2022) entre jovens no Brasil (população abaixo dos 50 anos)? Refletindo uma tendência global...

- consumo excessivo de alimentos ultraprocessados;

- abuso da carne vermelha;

- sedentarismo;

- obesidade.

Como se cuidar?

·       Com uma dieta rica em alimentos frescos/naturais (frutas, legumes) e pobre em carne vermelha e embutidos defumados (com muitos conservantes – salames, linguiças, mortadela, salsichas), além do indiscriminado de antibióticos (que podem causar algum tipo de alteração na microbiota do intestino (a flora intestinal). Com a mudança brusca dessa “biota” no órgão, há a facilitação do aparecimento de pólipos – que são má formações semelhantes às verrugas. Quando não são identificadas, essas elevações podem desdobrar-se para quadro malignos e, então, o câncer;

·       Uma vida com maior controle de alimentação e ampla atividade física, evitando a obesidade e o sobrepeso;

·       Oncologistas recomendam exames de check-up de colonoscopia preventiva mais cedo para diagnóstico em vez de descobrir o câncer pelos sintomas ou por algum acidente – quanto antes se faz o diagnóstico, melhor o resultado do tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário