Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

sexta-feira, 15 de abril de 2022

Uma simples pergunta, o tamanho do preconceito.

 

Defensorias do RJ e da BA tentam eliminar uma pergunta no Formulário do Cadastro Nacional de Adoção. Ela dificulta a adoção de crianças e adolescentes negros, que é maioria nos retiros de adoção. Aliás, é percebível que eles ficam muito mais tempo à espera de um lar do que ficam as crianças brancas e o próprio ECA (que é no máximo 2 anos).

Existe um campo no Formulário onde é preenchido as preferências da etnia do filho. Dados do próprio Conselho mostram que, de cada 10 candidatos, 6 indicam preferência étnica no formulário. Entre eles, a maior parte quer crianças brancas.

Enfim, com educação e direitos poderemos crescer como sociedade! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário