Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

domingo, 10 de abril de 2022

Pandemia e as lacunas de aprendizagem

O conhecimento que ficou para trás nesses anos de Pandemia.

- o coronavírus impôs mudanças e afetou os estudantes, principalmente os com pouco acesso à tecnologia ou dificuldades de adaptação às aulas remotas.

- o resultado é que, um problema que já era crônico na Educação, se agravou.

- dos alunos que terminaram o Ensino Médio em SP, 75% deles em leitura estavam abaixo do adequado para o término do EM; em Matemática a inadequação chegou a 95%!

Algumas estratégias para colocar as matérias em dia: 

- turmas de recuperação paralela em horários de contra turno

- formação de turmas menores com monitoria de estudos para sanar dificuldades maiores que são identificadas

- acolhimento e apoio de alunos e professores

- trabalhar em conjunto para sair bem disso, pois todos estamos no mesmo barco. 

- o caminho para reverter essa situação é o de priorizar a educação

- aumentar o tempo dos estudantes em escolas decentes e acolhedoras

- estimular os estudantes ao encanto da educação 

- políticas públicas e econômicas sérias e pesadas que invistam bem e mantenham as famílias em condições de manter suas crianças e jovens nas escolas.

Enfim, é preciso implantar vários programas para ajudar na recuperação dos alunos, como a expansão do Ensino Integral, bolsa de pelo menos R$ 1000,00 a alunos de maior vulnerabilidade e combater a Evasão Escolar. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário