Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

domingo, 10 de abril de 2022

Desigualdade e Tributação

O tremendo grau de desigualdade no Brasil.

·         Os 40% mais pobres do Brasil têm uma renda média de R$ 239,00 e concentram apenas 7% de toda a renda do trabalho.

·         Já os 10% mais ricos do Brasil têm uma renda média de R$ 6.424,00 e concentram 46,6% de toda a renda do trabalho.

·         E ainda há as diferenças regionais.

·         Enfim, a diferença da renda dos 40% mais pobres dos 10% mais ricos é de quase 30 vezes!


O impacto do sistema tributário na distribuição de renda.

·         E há também uma grande desigualdade na cobrança de impostos. O total de impostos pagos sobre bens e serviços mostra que os 10% mais pobres gastam 21% da renda com impostos, enquanto os 10% mais ricos apenas 12%.

·         Proporcionalmente, o sistema tributário brasileiro cobra mais dos mais pobres.

·         O sistema tributário brasileiro causa desigualdades porque cobra mais dos mais pobres.



Nenhum comentário:

Postar um comentário