Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

sábado, 9 de outubro de 2021

Lista de Predadores da Imprensa

 NO CENTRO: O COMPROMISSO COM A VERDADE E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DE INFORMAÇÃO. 

O jornalismo livre, independente e baseado em fatos serve para proteger contra o abuso de poder, mentiras e propagandas de guerra. As redes sociais têm sido usadas para espalhar desinformação e manipular o debate público, espalhar informações falsas e assediar oponentes e manipular discussões políticas. Afinal, a liberdade de expressão é uma condição básica para garantir a Democracia e a paz duradoura. O trabalho incansável em busca da verdade, que incomoda autoridades, que corre atrás de fatos e que informa a população. Enfim, é morrer defendendo o direito de se expressar livremente. Afinal, jornalistas estão sendo impedidos de fazer o seu trabalho, ora sendo processados, intimidades, assediados ou até mesmo mortos e sua linha de frente, fazendo sua missão de informar seus leitores, ouvintes ou telespectadores.

- jornalismo profissional, independente, comprometido somente com a verdade, investigativo, livre e baseado em fatos... Público informado. O jornalismo imparcial nunca foi tão importante como nos dias de hoje. Coroar a cobertura em prol os Direitos Humanos.

- momento particularmente desafiador: ataque de chefes de Estado com pretensões golpistas, totalitárias e que espalha Fake News e acusam a imprensa de mentir.

- 937 jornalistas assassinados nos últimos 10 anos e 387 repórteres presos por causa do seu trabalho. Arábia Saudita, Índia, Irã, Síria, Hon Kong... Mordaças na mídia.

- É sintoma de um mundo que só não estar pior também por causa da imprensa.

- Lista de predadores da “Liberdade de Imprensa”.

- Repórteres sem Fronteiras.

- Críticas sem fronteiras.

- sequestros, ameaças, torturas e outros atos impensáveis. Cada predador tem um método preferido. O propósito é sempre o mesmo: evitar a qualquer custo uma crítica.

- Por mais que alguns desejem a censura, o público tem direito à informação

·         Existe uma lista com 37 predadores da liberdade de imprensa, elaborada pela ONG Repórteres sem Fronteira. Este ano, quem entrou para essa lista, foi o presidente Jair Bolsonaro.

No mapa, em vermelho, países onde a situação dos jornalistas é ruim. E em marrom, muito ruim! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário