Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

CRÍTICA Nº 1959: Temos só uma semana: emergência POLÍTICA, ECONÔMICA e SOCIAL!

Seremos forçados a fazer a Reforma Tributária e Administrativa. Ou dividimos o nosso ou perderemos os nossos, a médio e curto prazo. Entenda a arapuca em que caímos.

A atual ordem de necessidade é: Por uma “RENDA BÁSICA EMERGENCIAL!!!" Essa renda atenderia somente 100 milhões de brasileiros? Não! Além do grupo muito pobre atendido pelo Bolsa Família, temos que lembrar de um grupo grande de brasileiros que se virava (fazia um negociozinho, realizava alguma atividade dentro de casa, etc.), ou seja, os trabalhadores por conta própria: 24 milhões de brasileiros (e 19 milhões em situação de muita vulnerabilidade)! Com essa crise do Coronavírus, toda essa gente teve um colapso da sua geração de renda, por isso precisam ser socorridos com uma "renda básica emergencial".

E quem está falando isso são economistas que sempre defenderam a austeridade fiscal, mas agora mudaram o discurso porque as circunstâncias são outras (a gravidade da situação é de calamidade extrema, estamos falando de vidas prestes a serem perdidas). Sempre houve um conflito entre economistas que acham que deve ampliar gastos públicos e os que acham que deve equilibrar as contas públicas. Agora, a maioria é unânime: é preciso fazer imediatamente essa rede de proteção social, respeitando a atual emergência sanitária, para salvar as pessoas do colapso da renda e da ameaça do Coronavírus. Assim, a pergunta apressada do dia pra noite é: de onde virá o dinheiro?

Mais de 90% de todas as empresas do Brasil são pequenas e médias empresas! Nessa hora difícil, os bancos vão emprestar dinheiro (sabendo que correm risco)? Não! É aqui que será forçada uma reforma Administrativa e Tributária pelo Estado. Ou dividimos o nosso ou perderemos os nossos. Xeque Mate!

Mas, o buraco é outro e mais embaixo: como o Estado será capaz de estar na economia e criar linhas de crédito (com juro zero ou negativo), fazer renegociação de dívida, dá apoio a essas empresas de uma forma geral com uma equipe econômica de um presidente, extremamente preparada apenas para privatizar? Dos ricos não virão, dos bancos sem retorno não virão... Então se fala em recursos públicos, em gastos do Estado (lembre-se, nós somos o público, o Estado).*

A “equipe econômica” de Jair Bolsonaro foi montada para PRIVATIZAR o Brasil. Como ela será capaz de ser eficiente para botar o Estado na Economia e salvar a vida dos brasileiros? Estamos numa emergência política, econômica e social!

Os ricos recolheram o seu, a Globo e as outras emissoras só conformam a população, o Estado está com a corda no pescoço e o Corona está esperando a gente lá fora!

Bolsonaro é um idiota estrategicamente posto para tal. Por trás dele há uma força extremamente inteligente, que nos ensinou a fazer piada das coisas sérias e sorrir do que não tem graça. A reflexão dá lugar ao humor, e vamos sorrindo da nossa própria sentença. A culpa nem a salvação é de Deus, nem da Natureza. Conspiração da elite econômica e midiática, da qual Bolsonaro e Rede Globo sempre fizeram parte!



Nenhum comentário:

Postar um comentário