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São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
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"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

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terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

O Jogo Democrático...

Regrinhas básicas de convivência: o que “PODE” e o que “NÃO PODE”?

A busca de CONSENSOS é uma tônica no jogo democrático. Mas, há instrumentos próprios da Democracia para se extrair uma conclusão. Isso significa que alguns procedimentos são legítimos e outros nem tanto. Então, vejamos:


O que FAZ PARTE:


PAGAR 1/3 DE FÉRIAS, AS PROGRESSÕES e todos os direitos garantidos aos trabalhadores e aos cidadãos! 

 A decisão final deve advir da VONTADE DA MAIORIA.

√ O caminho é do EQUILÍBRIO.

√ O PENSAMENTO CRÍTICO e fundamentado. 

√ REVIRAVOLTAS e PROTESTOS são legítimos quando buscam o equilíbrio dos Poderes e a justiça roubada das Instituições.

√ TOLERÂNCIA, PACIÊNCIA e RESILIÊNCIA com os “diferentes” e com os “iguais” que PENSAM DIFERENTE.  

√ TRABALHO CONJUNTO.

√ CONSTRUIR A MAIS AMPLA MAIORIA, quando não a tem, com ética e princípios constitucionais.

√ DESTACAR PELO MÉRITO, pois honrarias, apreços e reconhecimentos são válidos por quem dedica seu trabalho e seus próprios esforços ao bem comum.

√ Buscar OUVIR O OUTRO LADO, construindo pontes e consensos todos os dias, mas com estratégias legais e constitucionais.

√ Compromisso com a INDEPENDÊNCIA.

√ APOSTAR NO DIÁLOGO e nos APOIOS ESPONTÂNEOS E LEGÍTIMOS dos diversos segmentos.

√ A LIBERDADE DE EXPRESSÃO, que não só pode, mas é permitido contrariar.

√ OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS acima dos valores privados.


O que NÃO FAZ PARTE:


X NEGOCIAR AQUILO QUE É DE DIREITO ou negar direitos garantidos ao trabalhador e ao cidadão. 

Nada de DECISÕES TOMADAS ESCONDIDINHAS entre diretores e chefias, com café e biscoitinhos.

MOTINS, VANDALISMO E BALBÚRDIAS sem propósito de avanços, melhorias e aperfeiçoamento do coletivo, que visam tão somente o DESEQUILÍBRIO DESPROPOSITAL.

CONVENIÊNCIAS PARTICULARES, como promessas de cargos e verbas extras EM TROCA DE..., e em detrimento do bem coletivo.

X O PENSAMENTO INGÊNUO, baseado no achismo e na mera opinião sem fundamentos. 

PENSAMENTO HOMOGÊNEO, que evita, ridiculariza ou pune o pensamento plural.

O TRABALHO INDIVIDUALISTA.

COMPRAR SEGUIDORES com dinheiro, favores, cargos, promessas, docinhos e todo tipo de troca-troca e “toma lá dá cá”.

DESTACAR PELOS BAJULADORES, ou seja, ganhar fama sugando o protagonismo dos outros.

IMPOR A VERDADE, sem consultar a verdade dos outros.

DEPENDÊNCIA EXTERNA que interfere na vontade livre e autônoma.

CENSURAR, AMEAÇAR, CHANTAGEAR E INTIMIDAR para conseguir apoio condicional.

O PENSAMENTO ÚNICO, o famoso “eu falo e vocês escutam e obedecem” porque “não pode me contrariar”.

OS VALORES PRIVADOS acima dos Princípios Constitucionais.


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