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São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
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"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

domingo, 2 de junho de 2019

Cresce a oferta e a procura por faculdades à distância. E onde fica a qualidade desse tipo de ensino?


 Dos 8 milhões de alunos que estão na faculdade no Brasil, quase 20% fazem o curso à distância. A estrutura da EAD é de uma emissora de TV completa. Há, estúdio, técnicos de áudio e vídeo. Uma única transmissão pode chegar até 250 mil alunos ao mesmo tempo (ou mais)! Algumas aulas, e todas as provas do EAD, são presenciais, em polos que são bases avançadas espalhadas pelo Brasil. A EAD no Brasil cresceu muito rapidamente, com promessas de facilidade, agilidade, praticidade e bons preços. Nos últimos 4 anos, o número de polos cresceu de 5.134 polos para 15.452 (veja no gráfico)!

Se fosse a minha primeira graduação hoje, eu jamais faria numa EAD. A interação entre aluno e professor raramente acontece. É verdade que as boas tecnologias estão aí, mas elas precisam estar a favor da boa formação de todos os profissionais como suporte, não como substituição. O que estão virando? Fábricas de diplomas.

Segundo o Censo da Educação Superior, 60% dos alunos de Pedagogia fazem EAD (e de História e Matemática são 40%). Estamos formando profissionais deficitários na sua formação, que terão grande repercussão negativa na qualidade do ensino quando eles se transformarem em professores.


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