Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

domingo, 20 de novembro de 2016

Como surgem as cores?

Quando um objeto emite cor branca?

Quando um objeto emite cor preta?

Quando um objeto emite cor verde?

Essas perguntas parecem bobas, porém, tente responde-las neste momento mentalmente. Eu sei, ficou difícil de explicar não é? Vou te ajudar!

A luz é uma fonte de energia, podendo se dizer que a luz proveniente do Sol é a maior fonte de energia que temos tanto em forma de energia luminosa, quanto em forma de energia térmica. Mas, e quanto as cores?

O fato de enxergamos um objeto significa que nele encontra-se um feixe de luz, tal que o faça visível aos nossos olhos. Um fato muito importante de ser fixado no nosso conhecimento é que, só enxergamos o objeto porque o mesmo recebe luz proveniente de uma fonte luminosa, diferente da nossa concepção de que o objeto tem luz própria.

Visto que os raios de luz incidentes no objeto são provenientes de uma fonte de luz, a mesma, possui diversas cores que a compõe, ou seja, os raios incidentes possuem todas as cores que possamos imaginar. Acontece que cada objeto reage de uma maneira a esse feixe de luz, de forma a receber a maioria das cores e refletir (não absorve) uma única cor. Essa cor não absorvida é a cor que vemos o objeto!

Isso quer dizer que quando vemos um carro verde, o mesmo absorveu todas as cores e refletiu a tonalidade verde do carro, com isso vemos apenas a cor verde e dizemos que este veículo possui essa coloração.

Mas para a cor preta e branca, temos um pequeno acréscimo a esse conceito. Se você experimentar juntar todas as cores de tinta que possuir, no máximo de tonalidades possíveis e de mesma quantidade para cada, perceberá que a cor se aproxima do preto. Logo a cor preta, nada mais é que a mistura de todos pigmentos de cores. Podemos dizer então que quando uma camiseta se apresenta aos nossos olhos na coloração preta, é porque a mesma está absorvendo todas as cores do feixe de luz.

Oposto ao efeito da cor preta, o branco significa ausência de cor (quando falamos de pigmentos, não de luz), ou seja, um objeto de cor branca refletiu todas as cores emergentes de uma fonte luminosa e não está absorvendo nenhuma cor.

Agora sim fica mais fácil entender como os objetos se apresentam aos nossos olhos e responder a perguntas como:

“Porque usar roupas pretas no inverno?”

Fácil não é? Não!? Então eu vou dizer! A cor preta absorve todas as cores e não reflete nenhuma. Dessa forma, ela absorve grande quantidade de energia, e uma das mais fáceis formas de dissipar energia é transformando-a em calor. Daí o uso da roupa preta, a mesma fornece mais calor e deixa seu corpo mais quente!

Agora pense um pouco: “Qual a cor de roupa, nós devemos usar no verão, para não sentirmos tanto calor?”.

Está com calor? Use preto

Desde pequenos, ouvimos nossos pais dizendo que as roupas escuras não deveriam ser utilizadas em dias muito quentes. O motivo para isso é aquele que já estamos acostumados a ouvir: cores escuras absorvem a luz e o calor, enquanto cores claras refletem. Isso é científico e não está nada errado, mas existe um fator que nos esquecemos de analisar: o calor que sai do corpo.
Em proporções menores, o corpo humano também emite calor para o mundo exterior. E se a roupa branca reflete a luz e o calor que vêm do sol, faz o mesmo com o calor gerado pelo suor e pelas reações químicas do homem. Ou seja, as roupas claras podem fazer com que nós sejamos “cozidos”.
Ao mesmo tempo, a roupa preta absorve a energia do corpo humano. Qualquer vento que possa passar por ela já é suficiente para colaborar na dissipação do calor. Por essa razão, quando o verão chegar e você não quiser passar calor... Use preto!
KKKK Mas, as proporções do calor corporal são menores do que o calor do ambiente, visto que o Sol é mais quente que o Corpo. Então, no balanço geral, nossos pais continuam com a razão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário