Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

segunda-feira, 4 de julho de 2016

A Radioatividade e as Reações Nucleares. (2º Ano).

  Becquerel começa o estudo das substâncias que emitem partículas que impressionam placas fotográficas.
  Marie Curie (1867-1934) batizou o Polônio, substância cerca de 200 vezes mais radioativa que o composto estudado por Becquerel.
  Rutherford pesquisa para entender o que são as partículas emitidas por aqueles compostos radioativos com o experimento descrito a seguir.
  As placas de pólos + e – influenciam na trajetória das partículas que colidem na lâmina reveladora, mostrando assim três pontos distintos.
  As três principais radiações emitidas por uma substância radioativa:
  A radioatividade natural foi percebida, pela primeira vez, por Antoine-Henri Becquerel em em 1896.
  As radiações estão em nosso dia a dia, presentes no ar, nas plantas, nos aparelhos eletrodomésticos, como a televisão e o micro-ondas. Os seus usos devem ser de forma consciente, pois há riscos envolvidos em sua aplicação tanto para fins pacíficos ou bélicos. Elas são naturais e artificiais:
1. Naturais: emitidas pelos átomos dos elementos polônio e rádio; presentes na claridade e no calor vindos do Sol.
2. Artificiais: produzidas pelo ser humano em laboratórios e nas indústrias. Por exemplo, na melodia do despertador musical.

  As radiações podem ou não ser benéficas, dependendo do uso que se faz delas e dos cuidados tomados para lidar com elas com segurança. Alguns tipos de aplicações da radiação:
1.      Medicina: No processo de obtenção de radiografias, os raios X atravessam o corpo, alcançam uma chapa fotográfica e a sensibilizam. Uma vez sensibilizada, essa chapa é revelada e se obtém uma imagem na qual as regiões claras correspondem às partes do corpo não atravessadas pelos raios X (como os ossos). As regiões escuras correspondem às partes atravessadas por esses raios.
- Pessoas com osteoporose têm ossos porosos por perda do elemento cálcio. As radiografias delas costumam apresentar imperfeições que demonstram essa perda porque há uma relação do osso com a homogeneidade da imagem do osso radiografado.
- A compreensão das radiações teve importante papel nos avanços da medicina, seja no tratamento de vários tipos de câncer, seja no diagnóstico por meio de geração de imagens.
2.      Segurança: Os raios X são usados para examinar bagagens, principalmente em aeroportos. Trata-se de medida de segurança (identificação de bombas, armas de fogo, etc.) e preventiva (combate ao tráfico de drogas, por exemplo). A vantagem vem de não ser necessário abrir as malas para averiguar o que há dentro delas, o que demandaria mais tempo para o embarque de passageiros.
3.      Comunicação: vários aparelhos fazem uso das radiações e, em razão disso, têm propiciado facilidades e melhorias no cotidiano das pessoas, tais como: a telefonia celular, o uso da Internet, uma rede mundial que encurtou a distância e o tempo de transmissão de informações.
4.      Energia: As reações nucleares também podem ser utilizadas para a obtenção de energia, que vem dos núcleos de átomos radioativos. É a energia nuclear, que tem:
- Prós:
- o uso da energia nuclear não contribui para a intensificação do efeito estufa;
- constitui opção de fonte de energia para países cujas condições geográficas são desfavoráveis para gerar energia por meio de usinas hidrelétricas.
- Contras:
- o risco de exposição de milhões de pessoas à contaminação radioativa, seja por falha humana ou de manutenção, seja por terremotos ou outros fenômenos.
- o uso de bombas atômicas em guerras ou em atentados.
  O espectro eletromagnético e os comprimentos de ondas: uma das principais diferenças entre os diversos tipos de radiação são os seus comprimentos de ondas. São particularmente problemáticas, para os seres vivos do planeta, as radiações de pequeno comprimento de onda, pelos danos decorrentes de seu maior poder de penetração no organismo.
  Elementos com alta radioatividade:
- Rádio:
- Polônio:
- Urânio: emite radiação natural. É um mineral, cuja base de constituição é formada por óxidos de urânio.  
Datação com o Carbono-14

·         Na atmosfera, o gás carbônico é formado por três isótopos de carbono, nas seguintes proporções:
- O C-12, aproximadamente 98,9%;
- O C-13, aproximadamente 1,1%;
- O C-14, aproximadamente 10 ppb (partes por bilhão).
·         Desses isótopos, somente o C-14 é radioativo, com emissão de partículas ß.
·         A proporção do isótopo C-14 na atmosfera se mantém constante porque ele é reposto pelos raios cósmicos.
·         As plantas, que são seres autótrofos, incorporam o gás carbônico do ar sem diferenciar os isótopos de carbono.
·         Nas cadeias alimentares, esses isótopos são transferidos aos outros seres, na mesma proporção em que estão na atmosfera ou nas plantas.
·         A partir do momento em que um ser morre, deixa de incorporar átomos de carbono e, assim, o seu teor de C-14 começa a diminuir.
·         Por conta disso, o C-14 é utilizado para datação de fósseis e de objetos antigos, como tecidos, utensílios de madeira, pergaminhos, etc.
·         O gráfico de decaimento para o isótopo C-14 em função do tempo mostra que a meia-vida desse isótopo é 5 600 anos.
·         A curva de decaimento em relação ao tempo é uma função exponencial, em que a atividade radioativa do C-14 tende a zero à medida que o tempo tende ao infinito.

ATIVIDADE
RESPOSTA


Nenhum comentário:

Postar um comentário