Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

quarta-feira, 20 de julho de 2016

A Bipolaridade da Química.

Química boax Química ruim
A Química estuda as transformações que envolvem matéria e energia. Mas, ela afeta o ser humano e o meio ambiente de maneira predominantemente positiva ou predominantemente negativa? Das duas maneiras; depende da forma como o ser humano utiliza a Química. Ela é essencialmente natural e artificial. Em geral, a matéria-prima é obtida da natureza e sofre várias transformações que dão origem ao produto final, acontecendo aí algum processo químico.
A verdade é que ela permite a compreensão com mais profundidade dos fenômenos moleculares que ocorrem durante a alimentação e o esforço físico e de forma geral dos processos que permitem a vida. Enfim, ela permite a compreensão dos fenômenos naturais.
Não existe matéria sem energia, e vice-versa. Mas, se tem algo que existe sem as duas, seriam coisas abstratas, tais como a amizade, a solidão, a estética, a beleza e a plenitude. E, mesmo assim, são manifestações da matéria, não existem isoladamente, precisam estar vinculadas a algum tipo de matéria para se expressarem. Logo, a Química estuda as transformações que envolvem matéria e energia.
Na Química, estão envolvidos fenômenos naturais e artificiais. Na verdade, o químico procura entender a natureza (análise) e testar meios de reproduzir o fenômeno que o interessa (síntese) em laboratório (em pequena escala) introduzindo ou não alguma modificação para, mais tarde, o engenheiro químico adaptar o processo para a indústria (que irá reproduzi-lo em larga escala).
Isso significa que há vários caminhos possíveis para obter determinada transformação química. No fundo, há sempre um interesse ou necessidade básica e urgente de suprir o mercado com produtos essenciais para o progresso social e tecnológico. E é aí que alguns caminhos errados são escolhidos. Exemplos:
1.      O desprezo à questão ambiental;
2.      Produtos altamente tóxicos, de alto consumo energético, de pequena durabilidade ou não biodegradáveis após o uso, amplamente introduzidos no mercado, como os plásticos, os combustíveis fósseis, os pesticidas...
3.      Atitudes imediatistas e condenáveis, como o despejo de esgoto sem tratamento em rios e oceanos;
4.      O despejo de lixo diretamente sobre o solo sem nenhum manejo de proteção ambiental (os lixões);
5.      A fabricação de minas terrestres;
6.      Armas atômicas, químicas e biológicas;
7.      Desigualdades socioeconômicas na distribuição dos avanços e produtos.

Mas, há escolhas conscientes voltadas para opções de uma “Química Verde”, ou seja, por processos químicos mais limpos que eliminam ou minimizam a produção de rejeitos. Exemplos:
1.      A reciclagem como uma realidade;
2.      Indústrias e vários centros de pesquisas estão propondo alternativas viáveis para a substituição de combustíveis fósseis;
3.      A Química pode proporcionar qualidade de vida!

Esperamos que em um futuro bem próximo, a Química possa suprir o mercado com os bens materiais de que a sociedade necessita para uma vida mais confortável e saudável, com diminuição das desigualdades socioeconômicas, minimizando as agressões ao meio ambiente. Mas, para isso, é preciso que as pessoas tenham acesso à informação, que haja conscientização por meio da educação e que os caminhos que escolhermos para atingir esses objetivos sejam mais conscientes e menos imediatistas. 

Então vamos responder algumas questões importantes:
·         Quais são as principais contribuições da Química para o bem-estar da Humanidade?
- a começar pelos elementos químicos e pelos átomos que compõem toda a matéria existente.
- a química transformou a agricultura, melhorando os fertilizantes;
- transformou os meios de comunicação e os transportes;
- proporcionou mais resistência para as aeronaves espaciais e também;
- favoreceu o avanço na medicina e na expectativa de vida das pessoas.
·         A educação em e sobre Química é crítica para enfrentar desafios como:
- o aquecimento global;
- fornecer fontes sustentáveis de água, alimentos e energia;
- manter um ambiente saudável para o bem-estar de todos;
- a investigação química é fundamental para resolver problema globais mais críticos, envolvendo alimentos, água, saúde, energia, transportes e muito mais.
·         Que colaboração a Química pode dá para o desenvolvimento da sociedade?
- O importante papel da química é o de ser fonte de contribuição nas soluções para os desafios globais, melhorando a compreensão e a valorização da sociedade por esta ciência e intensificando o interesse dos jovens em torno das disciplinas científicas.
- A química é fundamental para a nossa compreensão do mundo e do cosmos. As transformações moleculares são centrais para a produção de alimentos, medicina, combustíveis e inúmeros produtos manufaturados e naturais.
- a química é uma ciência criativa essencial para a sustentabilidade e para as melhorias no nosso modo de vida.
·         Finalidade das atividades planejadas pelas instituições educacionais:
- Aumentar o reconhecimento da Química como ciência indispensável para a sustentabilidade;
- Gerar entusiasmo pelo futuro criativo da Química;
- Aumentar o interesse dos jovens por esta ciência;
- ênfase à importância da química para os recursos naturais sustentáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário