Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Mudanças do Clima tornariam o Mundo ainda mais Desigual

Os cientistas ligam a temperatura média dos países ao nível de desenvolvimento. Essa é a conclusão de uma pesquisa nos EUA que gera uma discussão planetária. Um estudo de duas universidades norte-americanas ligou a temperatura média dos países ao nível de desenvolvimento deles e previu uma diferença deles entre os mais e os menos avançados.

O aquecimento da Terra está desequilibrando a Natureza, produzindo ondas de calor, secas e tempestades cada vez mais extremas. Mas, também, está desequilibrando o que já é desigual – a economia do Planeta. As temperaturas mais altas afetam os seres vivos envolvidos na produção: as plantas e nós, os trabalhadores.

As temperaturas mais altas estão relacionadas ao quanto as lavouras produzem e com o quanto nós produzimos no trabalho. As pessoas nos campos, nas fábricas e até aquelas que não fazem trabalho manual rendem menos quando está quente.

Os cientistas usaram dados coletados durante 50 anos: de 1960 a 2010, em 166 países. Eles constataram que existe uma temperatura onde a produção atinge a máxima eficiência, no gráfico, 13ºC. Repare que, à medida que a temperatura vai se afastando dos 13º, a produtividade vai diminuindo. Isso significa que, países mais quentes, como o Brasil, já tem desvantagem com a terra cada vez mais aquecida, piora.

Repare no mapa como o impacto das temperaturas mais altas afetaria a economia do mundo. Em vermelho estão os países que seriam prejudicados (eles produziriam menos). Não só o Brasil está nessa situação, mas quase todos da América do Sul, da América Central, da África, da Ásia e da Oceania. Já os países em azul são mais frios e, com o aquecimento da Terra, teriam temperaturas mais próximas dos 13ºC (nesse caso, seriam beneficiados, diz a pesquisa). Entre eles, Canadá, Rússia e a Europa quase inteira (veja no mapa).

Como a distribuição da pobreza no planeta já coincide com distribuição do calor, o mundo subdesenvolvido é mais quente, o efeito do Aquecimento Global seria perverso. Os países mais pobres produziriam ainda menos e os ricos, mais.


É extremamente importante diminuir a poluição para que o mundo não aqueça tanto, e também investir em tecnologias para ajudar a gente a lidar com temperaturas mais altas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário