Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

O que que determina no corpo humano o tempo necessário de sono para se manter a saúde?

O que é que determina o tempo ideal de sono para manter a saúde (estamos falando de horas de reparo)? A explicação para o tempo de sono dos mamíferos está no tamanho do cérebro. Quanto menor a superfície do cérebro, maior a concentração de neurônios. Isso facilita a formação e a liberação de substâncias que induzem o sono, como a “Adenosina”. Na medida que o cérebro vai crescendo, os neurônios se espalham diminuindo essa concentração e, portanto, mantendo o animal por mais tempo acordado. Isso explica porque os bebês chegam a dormir 18 h por dia! Agora está explicado o porquê de bebês e morcegos, que têm o cérebro pequeno, dormirem tanto.

Logo, animais diferentes têm necessidades de sono diferentes devido a intensidade de neurônios por superfície do cérebro. Agora podemos entender melhor porque algumas pessoas dormem menos do que outras. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário