Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Os brasileiros que guardam dinheiro na Caderneta de Poupança andam tendo rendimentos decepcionantes...

A Poupança tem o pior rendimento em 12 meses desde 2003 (ou seja, o pior dos últimos 12 anos!). Quais investimentos são melhores? A pergunta se faz necessária porque a poupança está rendendo muito pouco, pois está perdendo para a inflação. O aumento dos saques nas cadernetas de poupança tem duas explicações básicas:

1.      A partir do ano passado (2014), as famílias que tinham o orçamento equilibrado passaram a ter boa parte do seu orçamento devorada pela inflação. Para não se endividarem indo para o crédito ou o cheque especial, cujos juros estão absurdos, passaram a resgatar as reservas que tinham.
2.      O outro motivo é a questão de se ter aplicações financeiras melhores do que a poupança, já que atualmente a poupança (paga: 7,47%) sequer cobre a inflação (cobra: 8,89%). 
É preciso muita cautela na hora de escolher “onde” investir. É importante lembrar que poupança não tem imposto e nenhum tipo de taxa, enquanto as operações de renda fixa têm. Logo, um bom investimento em renda fixa só com rendimentos acima de 10% ao ano (descontados taxas e impostos, claro!). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário