Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

sábado, 20 de junho de 2015

Já ia à feira, mas desanimei!

Uso de agrotóxico no Brasil mais que dobrou em dez anos, aponta IBGE...

Depois da divulgação e publicação da "Encíclica Verde de Francisco", veio a hora do IBGE publicar um relatório sobre o "Desenvolvimento Sustentável". Trata-se de um estudo que considera não só a atividade econômica, mas também as questões ambientais. O documento traz um alerta: "a venda de agrotóxicos no Brasil cresce em ritmo acelerado".

Nunca se usou tanto agrotóxico nas lavouras brasileiras. De acordo com o IBGE, a utilização de produtos químicos para o controle de pragas, doenças e ervas daninhas mais que dobrou em 10 anos (veja no gráfico que o aumento foi mais de 150%). Vejam também quais são os estados que lideram o ranking onde a venda de agrotóxico é maior. A análise do Instituto concluiu que:

*64,1% dos produtos são perigosos para a saúde e o meio ambiente;
*27,7% dos agrotóxicos foram classificados como muito perigosos.

A questão é que, para a maior parte dos brasileiros, essas informações são desconhecidas na hora de ir às compras. Claro que é preocupante, pois se você tem um uso maior que o recomendado, o risco de uma contaminação ambiental é muito maior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário