Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Corte em Infraestrutura ou corte nos Programas Sociais?

·         O desemprego continua crescendo segundo o IBGE. Só que a realidade por trás dos números é nobre do que simplesmente quantas pessoas estão sem trabalho ou estão procurando trabalho. Há menos gente ocupada e mais gente procurando emprego e pressionando o mercado de trabalho. O crescimento da população desempregada em um ano é o maior desde 2002. Um dos resultados é a queda do salário médio real. Outro dado preocupante é o desemprego entre os jovens. 

    Como roda a engrenagem do Sistema? Quando a economia vai bem, as pessoas estão empregadas, ganhando salários, as empresas estão lucrando, todo mundo paga imposto, vai enchendo o caixa do Governo. Mas, agora a economia deu uma bela parada (retração): as pessoas têm menos salários, consomem menos, as empresas têm menos lucros, menos impostos arrecadados. Assim, as despesas do Governo seguem numa trajetória de subida, e os investimentos (em infraestrutura) estão sendo cortados (mantendo a todo custo os programas sociais). Tanto é que a economia do governo pode ser insuficiente, justamente porque Dilma colocou o menor valor possível para preservar, proteger, resguardar, garantir os programas sociais. 

·         Ter contas para pagar e não ter o salário para receber no fim do mês é a situação de 479 mil desempregados (e também chefes de família). Eles representam quase 1/3 do total dos desempregados do país – e a taxa de desemprego nessa parcela da população cresceu +4,1%. Não era tão alta desde 2010. O que afeta o consumo e o bem-estar dessas famílias. Nervos à flor da pele e muita instabilidade, inclusive emocional. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário