Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

sexta-feira, 10 de abril de 2015

24. GENÉTICA: a Primeira Lei de Mendel.

A Genética é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação entre organismos.

Por que a compreensão dos mecanismos da hereditariedade não ocorreu antes?
1.      As semelhanças nas famílias não pareciam apontar para nenhuma regra geral;
2.      Certos caracteres pareciam ser a “média” entre a característica paterna e a materna;
3.      O desconhecimento dos eventos da reprodução.

Segundo a crença popular, “os meninos sempre puxam à mãe, enquanto as meninas sempre se parecem com o pai”. Essa afirmação é correta do ponto de vista da ciência Genética?
Essa crença popular é contraditória e incerta. Um exemplo é a herança do tipo de cabelo. Homens de cabelos crespos casados com mulheres de cabelos lisos têm, quase sempre, filhos de cabelos ondulados, caráter intermediário em relação ao de seus pais. Logo, certos caracteres parecem ser a “média” entre a característica paterna e a materna.
Segundo a Genética não é uma simples questão de gênero cruzado que define a heranças das características, mas uma combinação aleatória de genes programados pela natureza da fecundação.

Os genes, constituídos por DNA, localizam-se nos cromossomos e são transmitidos de pais para filhos pelos gametas masculino e feminino, respectivamente espermatozoides e óvulos. 

v  Os genes não se misturam após a formação: eles permanecem lado a lado, independentemente de se manifestarem ou não.
v  O ambiente interage com o genótipo, influindo na determinação do fenótipo.
v  “O que somos e o que realizamos, como seres humanos, é resultado não só de nossos genes, como também do ambiente em que vivemos, do tipo de família que temos, dos professores que nos estimulam – enfim, das condições que cercam nossa vida”.
A “Primeira Lei de Mendel” ou “Lei da Pureza dos Gametas” postula que:

01.  Os gametas têm um só gene, sendo, portanto, sempre puros;
02.  Cada caráter é condicionado por dois fatores;
03.  Os fatores ou genes se separam na formação dos gametas, indo apenas um fator para cada gameta. Os gametas têm um só gene, sendo, portanto, sempre puros;
04.  Na fecundação, os gametas se unem e o par de genes é reconstituído;
05.  Cada característica genética de um organismo é condicionada por dois fatores (que chamamos hoje de genes): um proveniente do pai e o outro, da mãe;
06.  Na hora da reprodução, apenas um gene do par é transmitido à célula sexual;
07.  Mendel não vê os fatores cuja existência postula, apenas deduz sua presença pela análise dos cruzamentos;
08.  Mendel estudou uma característica de cada vez, e não todas juntas em bloco;
09.  Cada caráter é condicionado por dois genes, que se separam na formação dos gametas. O encontro casual entre os gametas masculino e feminino, no caso e pais heterozigotos, faz com que haja uma proporção de três dominantes para um recessivo.
10.  RESUMO: existem dois genes para cada caráter. Os dois genes se separam (ou seja, se segregam) na formação dos gametas, indo apenas um gene para cada gameta. Na fecundação eles se combinam de alguma forma e voltam a se unir.

Dicionário de Genética: conceitos ou termos usados pela genética moderna.
01.  Caracteres: são os atributos ou as características que o ser possui.
02.  Genes ou Fatores ou Alelos: são os genótipos ou pedaço de molécula de DNA que contém as informações genéticas deduzidas.
03.  Genótipo: são os genes deduzidos, as partículas de DNA, que usamos qualquer letra do alfabeto para nomeá-lo, geralmente a letra inicial do caractere em discussão. AA, Aa, Aa, aa.
NOTA: o genótipo responde com uma certa flexibilidade às condições do ambiente, condicionando fenótipos variados.
04.  Fenótipo: são os tipos de características que o genótipo provoca. No caso do caractere cor (fenótipo claro ou escuro), caráter forma (fenótipo liso ou rugoso), caráter tamanho (fenótipo alto ou baixo), etc. Logo, é cada variedade do caráter que pode aparecer no indivíduo, geralmente percebida visualmente.
NOTA 1: o fenótipo é o resultado da interação do genótipo com o ambiente.
NOTA 2: no ambiente em que vive, o conjunto de características de um indivíduo pode prejudicar ou garantir sua sobrevivência. Os indivíduos com mais chances de sobreviver também são aqueles com maiores chances de se reproduzir e deixar descendentes, passando para eles essas características vantajosas.
05.  Dominante: é o gene que se manifesta, estando ele em dose dupla (AA) ou em dose simples, isto é, presente apenas uma vez no par (Aa).
Nota: o fenótipo dominante não é, necessariamente, o mais numeroso na população. Assim como os fenótipos recessivos não estão obrigatoriamente ligados a doenças ou a anomalias. Genes dominantes podem ser letais em algumas espécies, ou ainda, no caso da espécie humana, causar alterações como a polidactilia, por exemplo, em que existe um dedo a mais nas mãos ou nos pés.
06.  Recessivo: é o gene minúsculo, que só se manifesta sem a presença do dominante (aa).
NOTA: Quando um indivíduo apresenta o fenótipo recessivo, podemos deduzir de imediato seu genótipo: obrigatoriamente homozigoto minúsculo: aa.
07.  Geração Parental P ‘PURA’: mesmo depois de muitas gerações, os genes são sempre os mesmos: AA ou aa.
08.  Homozigoto: par de genes iguais, ou seja, dose dupla de um mesmo alelo: AA (maiúsculo/dominante) ou aa (minúsculo/recessivo).
09.  Heterozigoto ou Híbrido: par de genes diferentes para certo caráter: Aa (predominando o maiúsculo/dominante).
10.  Quatro tipos possíveis de encontros gaméticos: AA, Aa, Aa, aa. (03 genótipos e 02 fenótipos).
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário