Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

sábado, 21 de fevereiro de 2026

Como melhorar na Escola?

Bons hábitos e boas habilidades.

Como ser um aluno bem sucedido? Quais são as boas técnicas de estudo? Como aprender a recordar? Como promover hábitos de estudo e leitura mais eficientes? De que forma extrair mais das aulas?


DICAS

·       Desenvolver hábitos efetivos de estudo, ciente de que o estudo envolve trabalho árduo, pois estudar não ocorre naturalmente;

·       Organizar um programa para promover estudo adequado, com as seguintes características:

- planejamento de estudos (definir horários, estar bem acordado e alerta, espaço para intervalos, reavivar concentração);

- evite tudo o que prejudica sua capacidade de memorização, o que baixa seu nível de energia e o que aumenta sua ansiedade.

- não postergue o trabalho mais pesado, começo logo!

- divida as tarefas maiores em partes que possam ser trabalhadas individualmente.

·       Encontre um lugar onde possa se concentrar para estudar.

- local com distrações mínimas (evite celulares, redes sociais, mensagens de texto, amigos, internet, TV, conversas de outras pessoas);

- você até pode desenvolver a habilidade de fazer diversas tarefas ao mesmo tempo, mas não fará bem a tarefa de estudar que exige muita concentração.

·       Recompense-se pelo estudo.

- como o diploma, a vaga, a nota ou o resultado podem estar longe de chegar, recompense-se de maneira imediata presenteando-se com um lanchinho, um bom programa de TV ou até mesmo um telefonema a um amigo (Skinner).

- determine objetivos de estudo realistas e recompense-se quando alcançá-los.

·       Use ferramentas e instrumentos inteligentes para melhorar sua capacidade de leitura.

- veja com antecedência as tarefas de leitura; processe ativamente o significado da informação; identifique as ideias-chave; revise; use resumos; anote pontos importantes; organize gráficos, esquemas e mapas mentais; quadros de conceitos;

- pense de maneira seletiva, destaque trechos; foque nas ideias principais.

·       Faça anotações atentas.

- permaneça motivado e atento;

- pesquisas recentes demonstraram que a navegação pela internet durante as aulas diminui o aprendizado e leva ao baixo desempenho nas provas.

- extraia informações das aulas: ouvir atentamente, concentre atenção no professor, tente antecipar o que virá a seguir, procure significados mais profundos;

- leia antecipadamente sobre o assunto;

- anote as ideias com suas próprias palavras;

- faça perguntas dura as aulas.

Enfim, qualquer coisa que pareça muito difícil no início, fica mais fácil com a prática. Experimente! No final das contas, as recompensas virão: conhecimento, êxito, objetivos alcançados, diplomas, vagas de emprego, dinheiro, decisões assertivas na vida, comida, felicidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário