Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

segunda-feira, 8 de maio de 2023

Problematizações, 2023.

 

1.     Os sistemas automatizados levam ou não em conta ideologia política em seu funcionamento?

2.     Quais são as características da oferta de Educação Infantil que contribuem mais para o desenvolvimento das crianças?

3.     Quais foram os diferentes impactos da paralisação do ensino presencial?

4.     Moda sai de moda. Então, não seria preferível ter o próprio estilo?

5.     O bem mais precioso que existe é poder administrar o próprio tempo, sem se preocupar em saber que horas são.

6.     É preciso fortalecer a representatividade feminina e racial nos espaços de poder. Mas, é preciso não perder de vista que o caráter, a honestidade e o compromisso com o povo pobre estão além de gênero e etnia.

7.     Proibido dançar, mas, se quiser, pode!?

8.     Na ciência econômica, entende-se que o ser humano se move por incentivos e que o comportamento se molda a partir de uma análise de custo-benefício.

9.     Há vários tipos de invasão. Além dos madeireiros, dos criadores de gado e soja, há os que entraram para retirar de resina de Almesca, ou breu – usada como anti-inflamatório e pela indústria de cosméticos – a sementes de cumaru, a “baunilha” da Amazônia, usada no setor alimentício. O principal, porém, sempre foi o mais fácil para os invasores: o corte de madeira nobre (ipê ou cedro), que cedem lugar para pés de maconha. Uma demanda crônica e reprimida de muitos anos. “Não estamos defendendo apenas o que é nosso. É preciso parar de desmatar para amenizar a questão climática. Sozinhos não vamos conseguir” (Guardião).

10.     É preciso olhar para trás antes de seguir em frente. Só tendo consciência de como chegamos aqui é que poderemos mapear o futuro.

11.     Insegurança no Trabalho: está afetando profissionais da saúde em várias partes do país. Ameaças, xingamentos e até agressões físicas. A guarda civil está monitorando as unidades de atendimento. Isso em BH. As UPA’s estão mais cheias por causa das doenças respiratórias e também a dengue. A demora por conseguir atendimento tem levado os pacientes a descontarem a indignação em quem está na linha de frente. E isso está afetando a saúde física e mental dos servidores – que estão pedindo transferência, exoneração ou afastamento para tratamento psicológico por causa das agressões verbais e físicas. Além do monitoramento por câmeras e reforço na segurança, é preciso melhorar as condições de trabalho desses profissionais para bem-servir a população. É preciso aumentar também o número de servidores através de concurso público. Enfim, é uma combinação explosiva – de um lado falta de recursos; do outro, pacientes desesperados em busca de atendimento.  

12.     Crescer com baixa inflação e mais alta justiça social. Essa é a nossa obsessão e é isso que vamos perseguir. 

13. Dia da Vitória. Vladimir Putin acusa o mundo de travar uma guerra contra a Rússia. “As elites globalistas ocidentais estão semeando a russofobia e o nacionalismo agressivo. Enquanto isso, o povo ucraniano se tornou refém de um golpe de Estado e das ambições do Ocidente. A Civilização está em um ponto de virada novamente, uma guerra foi lançada contra nossa pátria, mas nos defenderemos”. 

14. “Se não pudermos dizer o que foi real e o que foi um vídeo gerado por uma IA, então, não sabemos o que aconteceu. A verdade se perde. Precisamos deixar claro quando alguém está conversando com uma pessoa ou com um assistente de IA. Caso contrário, isso é muito confuso e distorcido para a experiência humana”.

15. Pequena ou grande empresa, para um negócio dar certo é preciso capacitar os funcionários e o próprio gestor. Com o conhecimento em mãos o empresário não irá subestimar ou superestimar o tamanho do negócio ou de suas necessidades. Planejar é preciso, não importa seu tamanho!

16. O mercado de trabalho tem passado por uma série de transformações nos últimos anos em meio ao avanço acelerado de novas tecnologias. Diante deste quadro, quais as habilidades, afinal, um profissional precisa ter para se adequar à nova realidade? Aprendizado contínuo (atualização constante) e mentalidade de resolução de problemas. Adaptabilidade, reconhecer as próprias aptidões e buscar conhecimento. Reinventar, e ser bom em mais de uma coisa.

17. Lançar candidatos a prefeito para reforçar bases eleitorais, alguns nas mesmas cidades. A meta é ampliar seus homens de confiança à frente das prefeituras. 

18. Partido da base, com três ministérios e a vice-Presidência, o PSB tem atuado no Congresso de maneira divergente dos interesses do Palácio do Planalto e demonstrado alinhamento ao Centrão, grupo que vive uma relação com o Executivo marcada pela instabilidade. Ou seja, o PSB tem se afastado do governo no Congresso, pois seus Deputados da base votaram contra o Planalto (e vem articulando nova derrota). 

20. Dois parques gaúchos e a importância geológica. UNESCO aprova criação de 2 novos geoparques (áreas que possuem grande valor geológico ou de excelência considerável internacional) no RS. Agora o país possui 5: são considerados as estruturas turísticas, aspectos históricos e as estratégias para proteger o meio ambiente e o patrimônio cultural da região. Daí integra às estratégias de desenvolvimento sustentável. Enfim, turismo sustentável como nova alternativa para agregar a economia local. 

19. A redução de impostos para estimular a venda de carros populares 0 km vai durar 3 ou 4 meses. Essa redução levará em conta 3 fatores:

1)     o preço do veículo: quanto mais barato, menor a alíquota;

2)      a cadeia de produção: quanto mais peças e acessórios fabricados aqui no Brasil, maior o desconto;

3)     a emissão de poluentes: a idade média da frota em circulação hoje no país é de 16,7 anos. Um carro que não emite poluentes, mas que é muito caro não adianta nada – ninguém vai comprar. Porém, um carro popular, com preço mais acessível, é muito bom para essa renovação de frota. A pessoa que tem um carro antigo trocará por esse novo.

- um reflexo da automação das linhas de montagem: ao longo dos últimos 33 anos, o número de fábricas instaladas no Brasil quase dobrou, mas o número de postos de trabalho caiu e a geração de empregos indiretos despencou.

- o que se teve, ao longos dos últimos 3 anos, foi um aumento de custos de peças, componentes, semicondutores, desvalorização cambial, inflação, que geraram um aumento de custos para a montadora da ordem de 50% a 55%. Logo, essa redução de impostos é uma medida muito leve para esse quadro. 

20. O comércio ilegal de animais silvestres é o 3º negócio mais lucrativo para organizações criminosas, atrás de drogas e armas. E ele vem crescendo nas redes sociais. Anúncios de espécies exóticas nas plataformas funcionam como vitrines, e algumas quadrilhas agem sob encomenda. Enfim, esses animais nas redes do tráfico pedem ação efetiva do Ibama para combatê-las.

21. A agenda do presidente. Lula prioriza agenda externa ante Congresso. Ele tem privilegiado as reuniões com chefes de governo estrangeiros em detrimento da articulação política com o Congresso. Desde que assumiu o mandato, foram 30 encontros com líderes internacionais e apenas 09 com parlamentares aliados. Quem tem compensado isso é o Fernando Haddad. Sua relação com os parlamentares tem sido boa. Tão boa que tem sido alvo de alas do PT por ser “liberal demais”. Num governo marcado até aqui pela falta de articulação com o Congresso, ele costurou nos bastidores a aprovação do arcabouço fiscal. Enfim, um ministro que se dá bem com o Centrão. 

22. O compromisso de quem é agraciado com a honra de integrar a mais alta Corte é com o Brasil, não com líder político, partido ou ideologia. Com 47 anos, Zanin poderá ficar no Supremo até 2050. Terá tempo de sobra para demonstrar se pretende corresponder às demandas de Lula ou aos anseios do país. 

23. Juízes que usufruam o prestígio de carreiras bem-sucedidas na academia e nos tribunais:

- extremamente capaz;

- conhecimentos sólidos;

- perfil sereno;

- dedicado;

- enorme comando.

24.  O Brasil tem 224,5 milhões de cabeças de gado, um dos maiores rebanhos do mundo, e cerca de 4.400 frigoríficos. Juntos, eles produzem mais de 8 milhões de toneladas de carne por ano. O Centro-Oeste responde por mais de 1/3 do total (IBGE). Em segundo lugar estão os estados da Região Norte (21,5%), onde a expansão da pecuária e o  desmatamento ilegal andam de mãos dados.

25. 9 estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão. 

26. A Microsoft está comprando a ideia de jogos por streaming. Muita gente acredita que o rumo dos games é um modelo tipo Netflix, em que se paga uma assinatura para acessar a biblioteca do serviço contratado. Nisso, a companhia é líder. E precisa ampliar com mais títulos a oferta para seus assinantes. 

27. O meio digital formou as maiores companhias do mundo em pouco tempo, com capacidade de transformar a essência de todos os outros setores, capturando a atenção da sociedade e chegando ao ponto de ameaçar democracias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário