Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Sexo fatal.

 Canibalismo sexual...

Louva-deus fêmea come o macho depois do sexo para ficar mais fértil. O sacrifício conjugal do macho ajuda a propagar seus genes. Isto é, além do material ejaculado pelo macho (aumenta o esperma), a fêmea também usa a cabeça ou o corpo inteiro do finado para aumentar a produção de seus ovos. Fêmeas que comem os parceiros botam em média 88 ovos — 50 a mais do que as que não comem. O canibalismo post coitum do louva-deus não é uma regra geral: algo como 72% dos machos escapam.  E 60% das tentativas de cópula terminam com eles devorados – e sem sexo: as fêmeas só almoçam, mesmo. É por isso que os machos atacam preventivamente para imobilizar as fêmeas antes do ato (os que são dóceis morrem sem cópula). Mas, esses que viram refeição têm uma glória: aumentam bastante o número de descendentes — já que deixam mais ovos. Perdem a vida, mas propagam os seus genes.

Além do inseto louva-deus, o canibalismo sexual também ocorre entre alguns tipos de aracnídeos (aranhas e escorpiões). No ato sexual da aranha australiana Latrodectus hasselti, o macho posiciona seu abdômen junto à mandíbula da fêmea como se o oferecesse a ela. Esse suposto suicídio livraria o macho dessa espécie de uma existência difícil, já que normalmente o órgão sexual masculino se parte dentro da fêmea em pleno acasalamento.

Enfim, sexo nada frágil!


Outras curiosidades...


Nenhum comentário:

Postar um comentário