Psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos fisiológicos e cognitivos subjacentes ao comportamento (e que o regulam), e é a profissão que aplica o conhecimento acumulado por essa ciência a problemas práticos (psicologia aplicada).
A partir de 1950, correntes modernas que se opuseram ao behaviorismo e à teoria psicanalítica da psicologia antiga fundiram-se em uma aliança e deram origem a uma nova escola de pensamento – o humanismo, uma orientação teórica que enfatiza as qualidades únicas dos seres humanos, especialmente sua liberdade e potencial de crescimento pessoal. Os humanistas sustentam que as pessoas não são joguetes de sua herança animal ou de circunstâncias ambientais. Por exemplo, há de se considerar que o comportamento humano é governado principalmente pela consciência que cada indivíduo tem de si próprio, ou “autoconceito”. Todavia...
As 04 principais escolas de
pensamento na Psicologia são:
Comportamental
Psicanalítica
Neurociência
Cognitiva
O principal enredo da história da psicologia moderna foi seu notável crescimento em uma multifacetada iniciativa científica e profissional. Em décadas mais recentes, a história da psicologia tem sido marcada pela expansão das fronteiras e por interesses mais amplos.
Assim, a Psicologia é uma ciência com área profissional diversificada. Há uma grande variedade de ambientes em que os psicólogos trabalham: faculdades ou universidades, hospitais, clínicas, departamentos de polícia, institutos de pesquisa, agências governamentais, negócios e indústrias, escolas, casas de repouso, centros de acolhimento e prática privada.
Porém, suas principais especialidades
profissionais que prestam serviços ao público (psicologia aplicada) são:
-
Psicologia clínica;
-
Aconselhamento psicológico;
- Psicologia
escolar/educacional;
- Psicologia industrial e organizacional.
As 09 principais áreas de
pesquisa em psicologia moderna são:
1. Psicologia do desenvolvimento;
2. Psicologia social;
3. Psicologia experimental;
4. Psicologia fisiológica;
5. Psicologia cognitiva;
6. Psicologia da personalidade;
7. Psicometria;
8. Psicologia educacional;
9. Psicologia da saúde.
Ainda temos a Psiquiatria, que é um ramo da medicina que se ocupa do diagnóstico e do tratamento de problemas e distúrbios psicológicos (o que a difere da psicologia clínica que assume uma abordagem não médica para tais problemas). Psiquiatras e psicólogos clínicos fazem diversos tipos de treinamentos, obtêm títulos diferentes e tendem a ter abordagens diferentes para o tratamento de doenças mentais.
Enfim, como se nota, a psicologia é um campo acadêmico amplo e multifacetado, concentrando-se no aprendizado, na percepção, no desenvolvimento humano, na memória, na inteligência e no comportamento social, e ainda tem ferramentas clínicas relacionadas a distúrbios mentais. Já a maior contribuição dos humanistas à psicologia foi seu tratamento inovador para problemas e desordens psicológicas, como psicoterapias centradas na pessoa – como a Gestalt terapia e a terapia existencial.

.jpeg)

.jpeg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário