Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

sábado, 19 de julho de 2025

A busca por novos parceiros é sempre salutar.

 

Com habilidade, sensatez e poder de negociação, o Brasil está apto a transformar esse momento de tensão e crise decorrente do tarifaço de Trump, num celeiro de múltiplas possibilidades e oportunidades. Vejamos algumas:

1.     O Brasil, de forma estratégica, pode suspender as concessões americanas, nas áreas de petróleo, tecnologia, serviços financeiros e automotivos;

2.     O mercado brasileiro tem capacidade de se adequar rapidamente a novas concessões, sejam elas chinesas ou europeias;

3.     O Brasil pode suspender patentes estadunidenses e, ao interromper essas companhias americanas, possibilitaria que empresas brasileiras passem a produzir produtos similares sem pagar royalties, estimulando os setores farmacêuticos e de tecnologia;

4.     Veja esse exemplo: dias depois do anúncio do tarifaço pelos EUA, a Embraer anunciou a venda para a Dinamarca de 45 jatos, com opção de compra de mais de 10 aeronaves. O contrato, avaliado em R$ 21,8 bilhões, representou uma das maiores negociações da história da fabricante brasileira.

5.     E mais esse: o governo americano pode recuar como ocorreu em relação à China, que controla grande parte da produção e refino de terras raras. As indústrias americanas têm enorme dependência desses metais para produzir, principalmente, nos setores de defesa e alta tecnologia. Renunciar ao Brasil, que possui 11 vezes mais reservas de terras raras do que os EUA (sendo o segundo do mundo), é um risco. O país tem amplas condições para desenvolver esse segmento mineral.

Enfim, mas é preciso estabelecer critérios para suspensão de concessões comerciais, de investimentos e de obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual. Inteligente mesmo é decidir as providências a serem adotadas através de Comitês ou coletividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário