Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

3ª Melhoria seguida da educação baiana.

 

Dados divulgados pelo MEC confirmam que o governo do estado vem entregando à sociedade o avanço no setor de ensino-aprendizagem. Tanto que a aprovação no setor está no topo entre os serviços prestados pelas equipes de trabalho de Jerônimo Rodrigues.

Quando a Educação mostra sinais de progresso, toda a sociedade ganha. Afinal, a assimilação de conhecimentos viabiliza avanços no convívio; trabalhadoras e trabalhadores fortalecem chances de emprego e empreendedorismo; investidores podem contratar mão de obra mais qualificada; famílias alegram-se com o preparo da juventude.

E olha que esse avanço acontece em um cenário de dificuldades para reorganizar a rede escolar no período após a pandemia (quando estabelecimentos foram fechados, estudantes e profissionais tiveram que enfrentar formatos digitais novos e insuficientes; e interações sociais presenciais foram alteradas e comprometidas). A fórmula para tal não foi mágica. O governo avançou nas políticas públicas voltadas para o bem da qualidade de ensino, deu bons sinais de valorização do professor e reforçou nos equipamentos prediais e ferramentas tecnológicas. E a caminhada nessa direção continua, mobilizando recursos os servidores especialmente convocados para pensar e executar os melhores planejamentos visando a permanência e a aprendizagem do alunado.

Enfim, o bom desempenho vem crescendo nas três aferições mais recentes, revelando esta regularidade uma projeção de escalada para os próximos anos. Sigamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário