Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

segunda-feira, 11 de março de 2024

Estatísticas de Gênero: Mulheres.

 Os desafios das brasileiras no século XXI: elas estudam mais do que os colegas homens, mas ganham -21% menos, com participação menor no mercado de trabalho do que os homens (nas ciências intelectuais, ganham 63,3% em relação aos homens). E dedicam quase o dobro de horas às tarefas de casa (em 2022).

·       Enquanto elas gastaram 21,3h com afazeres domésticos ou cuidando de pessoas; eles dedicaram 11,7h. E as pretas 1,6h mais do que as brancas;

·       Para elas, menos chance de emprego e maior informalidade.

·       Se continuar no ritmo que está, serão necessários ainda 20 anos para elas conquistarem a equiparação salarial;

·       3 em 10 estão abaixo da linha da pobreza, em 2022. Pior ainda para as pretas e pardas: 4 em 10;

·       Ser forte! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário