Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

terça-feira, 8 de agosto de 2023

Censo indígena - 2022.

O salto da população indígena.

“Os povos indígenas estão nas cidades, em áreas urbanas, em áreas rurais, em áreas remotas, em favelas e todos precisam ser recenseados”. 

A maioria dos indígenas vive fora das 573 terras oficialmente demarcadas pela FUNAI. Espalhadas por zonas urbanas, etnias lutam para manter as tradições, mesmo longe das aldeias.  

A população indígena praticamente dobrou (2022) em relação ao último censo (2010). Mostrou uma nova realidade dos povos indígenas: 63,27% ou 1,1 milhão vivem fora das terras indígenas oficiais contra 36,73% ou 622,1 mil apenas vivendo em territórios indígenas. Reflexo de uma mudança na metodologia de trabalho do IBGE, pois pela primeira vez, a opção “se considera indígena” foi aplicada a pessoas que vivem fora dos territórios oficiais. Assim, os povos indígenas puderam afirmar seu pertencimento étnico por meio de duas perguntas: cor ou raça ou se autodeclarar em ambientes urbanos. Com essas, o Censo identificou 1,7 milhão de indígenas!

Enfim, é uma luta por território para saúde, aprendizagem, tradições, reconhecimento. Dança, religião, luta e resistência!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário