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São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
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"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

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domingo, 13 de agosto de 2023

09 Gerações...

A oportunidade precede o desempenho. 

Brasileiro entre os 10% mais pobres da população de países emergentes teria de viver 09 gerações ou 180 anos para chegar à Classe Média, considerando as atuais condições de renda, educação, trabalho e saúde. Mobilidade social no Brasil é uma das mais restritas do mundo (Dados: OCDE). O país só perde para a Colômbia (11 gerações)!

Os números mostram o quanto a mobilidade social é desejável e necessária para não vivermos em uma sociedade praticamente de castas. Enquanto uma Classe A tem renda média familiar mensal de R$ 21,8 mil, as Classes D/E estão em R$ 900.

Um elevador social quebrado? Como promover a mobilidade social?

Como se pode falar em igualdade de oportunidades se 48% da população não conta com saneamento básico? O que se vê no Brasil é um Estado que promove a desigualdade.

É por isso que a tal da meritocracia é extremamente questionável. Primeiro é preciso corrigir a desigualdade de oportunidades, que leva à desigualdade de renda. Só depois eu posso avaliar a desigualdade de desempenho, de um indivíduo para o outro. Considere um exemplo de ex-morador de rua que se torna empresário. Dever ser aplaudido, ele é um vencedor. Mas quantos tentam e não conseguem? Quantos sofrem todos os dias para tentar conseguir o básico – alimentação, moradia, saúde, educação? Enfim, não é uma questão de meritocracia!

Como favorecer a mobilidade social?

A principal política pública para favorecer a mobilidade social é a educação, a capacitação do indivíduo, que muitas vezes migra do trabalho braçal para o intelectual. A função do Estado é reduzir a desigualdade de oportunidades, o que se consegue mais rápido por meio de uma política fiscal equilibrada: taxar mais os mais ricos e menos os mais pobres. Só assim é possível realocar recursos de forma eficiente para reduzir os desníveis sociais.

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