Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

domingo, 2 de julho de 2023

Democracia constitucional.

 Vivemos um perigosíssimo teste de fogo. Sobrevivemos a um presidente que nutriu forte desprezo pelo não semelhante: agindo como se leis fossem para otários e normas políticas existissem apenas para perdedores. Tivemos que conviver com seguidores da nação-mito se comprazendo com o desdém do líder pelas normas democráticas. Um líder que não era líder porque exercia o poder presidencial como se estivesse em revolta permanente contra o cargo para o qual foi eleito. Enfim, sob o lema “Deus, pátria, família e liberdade”, um imbecil com o propósito de perverter, pois conscientemente não tem amarras nem constrangimentos.

Conseguimos sobreviver a quatro anos de anarquia presidencial de índole destrutiva e incivilizada, ao negacionismo de Estado no combate à Covid-19 e à cooptação para o ilícito de mais de um punhado de militares aventureiros. E tudo transformado em manchetes televisivas, digitais e impressas por uma mídia ilusionista fascistoide que hipnotiza espectadores do povo e os submete a papéis humilhantes. Um verdadeiro desassossego cívico e moral, geral, aspectos fundamentais da mentalidade que propiciou o alastramento do fascismo!

Bolsonaro teve/tem atitudes cruéis, mas conseguiu disfarçá-las por ser um obscuro ilusionista que tem como performance aterrorizar e humilhar seu público. Em um ataque direto à dignidade humana do brasileiro, tentou submeter o outro às suas vontades pessoais. Enfim, o fascismo faz o mal brincando. O humor malicioso é capaz de disfarçar o ódio, a irritabilidade e a raiva. Passamos por tudo isso!

Embora vivos, ainda estamos muito machucados. Nosso emocional, nosso psicológico, nossa saúde física, mental e social ainda está fragilizada. As instituições precisam ser avivadas. Afinal, o eleitor brasileiro já fez a sua parte – foram 60,3 milhões de votos soberanos, legais e legítimos para Lula, contra 58,2 milhões também soberanos, legais e legítimos para o “mito”. A cada um seu cada qual. O TSE também fez o que lhe competia – pela primeira vez na História do país, um ex-presidente da República tornou-se impedido de disputar cargo público, por 8 anos (por abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação – em 18 de julho de 2022, na condição de chefe da nação, Bolsonaro convocara embaixadores estrangeiros ao Palácio da Alvorada para atacar o sistema eleitoral do país sob seu governo).

O Brasil teve direito a um grande momento educativo em sua formação democrática, da pior forma. Se o que não nos mata, nos fortalece, precisamos de fato nos reerguer.

Enfim, eu sinceramente acredito que Deus botou a mão sobre o Brasil. Deu-nos a chance de abrir os olhos e falar o que queremos. De todo mundo se conscientizar que temos que jogar dentro das quatro linhas da Constituição. E quem tiver jogando fora, ou tem que vir para dentro e se adequar às normas democráticas conquistadas ou sentirá o peso da Lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário