Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

domingo, 6 de julho de 2025

2. A postura do BRICS/2025.

 Nessa reunião do Brics, deveriam estar os chefes de Estado de 28 países. Os governantes da China, Rússia, Egito, México e Turquia, e de mais uns 10, anunciaram que não viriam à runião. Trump também não veio. As reuniões de cúpula pode estar saindo da moda.

·       Condena ataques contra Irã (faz críticas a ações de Israel na Faixa de Gaza, no Líbano e na Síria).

·       Preserva Rússia na Guerra da Ucrânia e condena ações militares de Kiev contra civis e infraestruturas em território russo.

·       Também blinda o governo Donald Trump de responsabilidade.

·       O objetivo do tom mais equilibrado foi evitar que o Brics fosse retratado cmo um bloco anti-Ocidente e anti-Trump.

·       Se, por um lado, o bloco ganhou peso e ambição para se tornar um novo polo de poder global, por outro, enfrenta obstáculos maiores para alcançar consensos. A ampliação do Brics trouxe complexidades, nomeadamente pelo grande número de novos integrantes do Oriente Médio, região onde há inúmeras particularidades e crises.

·       Trump: +10% de taxação para quem se aliar às políticas “antiamericanas do Brics”. 11 países membros e parceiros.

- discute a importância da cooperação entre os países para diminuir as desigualdades e promover o desenvolvimento.

- mudanças climáticas e erradicação de doenças socialmente determinadas.

- Declaração do RJ: traz as principais propostas discutidas por diplomatas do grupo. A) defende reformas no FMI, no BM e no Conselho de Segurança da ONU; B) necessidade de fortalecimento da OMS para a produção de vacinas e medicamentos; C) financiamento climático acessível para países em desenvolvimento, promoção da economia sustentável e fundo de proteção das florestas tropicais; D) condenou os ataque ao Irã; E) apoio à criação dos estados de Israel e Palestina; F) criticou os ataques à Rússia; F) acesso capacitador, inclusivo e justo da IA (não pode ser privilégio de poucos países ou instrumento de manipulação nas mãos de milionários). G) Evitou temas polêmicos: não confrontou os EUA, Europa, H) defende o multilateralismo; I) fortalece instituições, como a ONU. J) criar uma ordem global mais equilibrada e inclusiva. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário