Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

A onipresença do plástico no litoral do país.

 

O estado crítico da poluição marinha no país: chocar, provocar ações e sair em defesa de políticas públicas e de uma mudança na cultura de consumo de plástico no Brasil.

306 praias em 201 cidades em 17 estados foram analisadas em seu índice de microplástico. A Bahia ficou em 5º entre os litorais com menor densidade do material, um índice abaixo da média nacional. A “Praia do Jardim de Alah”, em Salvador, é a mais poluída do estado. Já “Pântano do Sul”, em Florianópolis (SC), é a praia mais poluída por microplástico da costa brasileira. O quadro ambiental merece atenção, pois os microplásticos entram em cadeias alimentares e podem ser muito nocivos à saúde animal e humana. Esses dados provém do maior estudo já realizado sobre o perfil dos resíduos marinhos no Brasil realizado pela Sea Shepherd Brasil, em parceria com o Instituto Oceanográfico da USP.

·       Do total de resíduos, 91% são plásticos, sendo 61% itens descartáveis, como tampas de garrafa. Entre os macrorresíduos, o maior volume foi de bitucas de cigarro (1 em cada 12 itens são filtros de cigarro);

·       Necessitamos de políticas públicas mais robustas e ações governamentais urgentes para enfrentar a crise da poluição.

·       A expedição seguiu uma metodologia científica rigorosa, seguindo o protocolo da UNEP para a coleta de dados, com amostras analisadas em laboratório para identificar a origem dos microplásticos.

·       91% dos resíduos são plásticos; 61% plástico de uso único, 22% plásticos de vida longa e 17% apetrechos de pesca.

·       97% das praias têm microplásticos.

Enfim, tem relatório e mapa interativo. Saiba mais em... https://seashepherd.org.br/raio-x-dos-residuos/

E reportagem no Jornal À Tarde: https://atarde.com.br/bahia/acumulo-de-microplasticos-gera-cenario-alarmante-no-litoral-brasileiro-1289609




Nenhum comentário:

Postar um comentário