Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Plano de Privatizações do Tarcísio.

 

Greve de metrô e trens na maior cidade do Brasil. 4,5 milhões de pessoas atingidas pela interrupção dos serviços, feita por funcionários do metrô, da CPTM e da Sabesp. A paralisação acabou, mas seu plano de fundo continuará a pautar a política em SP, cada vez mais se aproxime a eleição municipal do ano que vem. Enfim, privatização em várias áreas é o pilar do plano do governador.  

O programa é: aumentar a participação privada em linhas de metrô e trem e fazer uma pulverização ou diminuir a quantidade de ações ou papeis controlados pelo governo, para a inciativa privada. 

Desdobramentos de vários tipos podem resultar dessa greve:

·       O discurso ou narrativa da direita é o de defesa do programa de privatizações e empurrar para os grevistas a conta dos transtornos da paralisação. “É um tiro no pé, porque a população ficará contra os grevistas”. Afinal, essa discussão já foi feita na eleição passada, e a população elegeu o governador com o seu plano privatista. Logo, aprovou!

·       Além da população, a justiça ficará do lado de quem? No caso da paralisação de SP, a justiça estabeleceu uma multa de R$ 1,5 milhão para o Sindicato dos Ferroviários e de R$ 2 milhões para os de metroviários por falta de transporte nos horários de pico.

·       O governo diz: “Isso vai ser bom! As prefeituras terão mais dinheiro para fazer investimentos. Vamos nos aproximar mais da meta de universalização do saneamento”. Do outro lado, a oposição diz: “Ôpa! Vai ficar mais caro, o serviço não será tão bom...”. Ou seja, polarização já armada.

·       Há pesquisa da direita dizendo que 7 em 10 integrantes do PL são a favor das privatizações; e 03 em 10 do PT também são. Diminuiu o número de pessoas que é contra as privatizações, de 66% (2022) para 45% (2023). 

Enfim, precisamos resgatar os espaços e o bem público e comum, com muita luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário