Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

O ódio maior da censura.

Qual tipo de censura temos hoje? Como não se deixar intimidar por ela?

Em defesa do movimento populista que tinha como crença a ideia de realizar o socialismo a partir dos camponeses (os mujiques, que seriam, segundo eles, “naturalmente” socialistas). A Rússia só mudaria por meio de uma revolução violenta. O paradigma do revolucionário: “dorme numa cama de pregos” para se preparar para a dureza da revolução. Seu valor estético está, precisamente, no modo de narrar a história de forma a não ter seu conteúdo real – a defesa da revolução socialista – descoberto pelos censores. Temos aqui um narrador irônico, o que é comum na literatura russa. Aliás, vale lembrar, a ironia é odiada por toda forma de censura, até hoje.

Qual o tipo de censura que temos hoje no Brasil? Jurídica. E como não se deixar intimidar por ela? Toda censura visa gerar medo. Não tenha medo!

Enfim, como seria melhor se o mundo fosse uma cooperativa de costureiras em que o lucro fosse dividido igualmente entre elas e não o lugar de burgueses sovinas!? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário