Em tempos de Coronavírus, enquanto Bolsonaro emite Medida Provisória que permite suspensão do contrato de trabalho por até 4 meses, o Banco Central anunciou medidas que vão permitir que os bancos tenham mais dinheiro para emprestar.
Será a maior injeção de capital da história no Sistema Financeiro! As medidas de ajuda aos bancos (sim, aos bancos, não aos trabalhadores) chegarão a R$ 1,2 trilhão (são 10 vezes mais o valor liberado na crise de 2008, que foi de R$ 117 bilhões)!
Os bancos estão preocupados porque em tempos de incerteza os investimentos passam para negócios mais sólidos e seguros, deixando-os com menos captação financeira na liquidez. E mesmo com esse valor todo, as pequenas e médias empresas sofrerão mais porque ficarão sem fluxo de caixa diário, já que a pandemia gera uma incerteza no setor produtivo, afeta o padrão de consumo e as empresas não têm como saber quanto tempo isso vai perdurar.
É uma crise de incerteza imprevisível causada não só pelo distanciamento das pessoas, mas por um Governo mais selvagem que o Coronavírus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário