Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Mudanças do Clima tornariam o Mundo ainda mais Desigual

Os cientistas ligam a temperatura média dos países ao nível de desenvolvimento. Essa é a conclusão de uma pesquisa nos EUA que gera uma discussão planetária. Um estudo de duas universidades norte-americanas ligou a temperatura média dos países ao nível de desenvolvimento deles e previu uma diferença deles entre os mais e os menos avançados.

O aquecimento da Terra está desequilibrando a Natureza, produzindo ondas de calor, secas e tempestades cada vez mais extremas. Mas, também, está desequilibrando o que já é desigual – a economia do Planeta. As temperaturas mais altas afetam os seres vivos envolvidos na produção: as plantas e nós, os trabalhadores.

As temperaturas mais altas estão relacionadas ao quanto as lavouras produzem e com o quanto nós produzimos no trabalho. As pessoas nos campos, nas fábricas e até aquelas que não fazem trabalho manual rendem menos quando está quente.

Os cientistas usaram dados coletados durante 50 anos: de 1960 a 2010, em 166 países. Eles constataram que existe uma temperatura onde a produção atinge a máxima eficiência, no gráfico, 13ºC. Repare que, à medida que a temperatura vai se afastando dos 13º, a produtividade vai diminuindo. Isso significa que, países mais quentes, como o Brasil, já tem desvantagem com a terra cada vez mais aquecida, piora.

Repare no mapa como o impacto das temperaturas mais altas afetaria a economia do mundo. Em vermelho estão os países que seriam prejudicados (eles produziriam menos). Não só o Brasil está nessa situação, mas quase todos da América do Sul, da América Central, da África, da Ásia e da Oceania. Já os países em azul são mais frios e, com o aquecimento da Terra, teriam temperaturas mais próximas dos 13ºC (nesse caso, seriam beneficiados, diz a pesquisa). Entre eles, Canadá, Rússia e a Europa quase inteira (veja no mapa).

Como a distribuição da pobreza no planeta já coincide com distribuição do calor, o mundo subdesenvolvido é mais quente, o efeito do Aquecimento Global seria perverso. Os países mais pobres produziriam ainda menos e os ricos, mais.


É extremamente importante diminuir a poluição para que o mundo não aqueça tanto, e também investir em tecnologias para ajudar a gente a lidar com temperaturas mais altas. 

domingo, 25 de outubro de 2015

Economia...

Absurdo! Esse é o verdadeiro sentido da crise: estão cortando nossa carne para pagar juros da dívida pública do Brasil para os grandes banqueiros internacionais.
Só nos últimos 12 meses o Brasil pagou...

O fantasma da Seca nos espreita...

O estado do RJ nunca teve uma crise hídrica tão grave! O estado vive a pior crise de abastecimento de toda a sua história. E não é só por lá... O Brasil inteiro (com exceção do Sul) está na expectativa de muitas chuvas nesse final de ano. Se elas não acontecerem, o ano de 2016 promete ser rachado. Aqui no Nordeste a situação é a mais crítica. 




Veja todos os temas de redação da história do Enem


terça-feira, 13 de outubro de 2015

sábado, 3 de outubro de 2015

Microempresários no Brasil...

De malho a julho de 2015, subiu o número de microempresários no ramo da alimentação: +5,8%. É uma forma mais barata de abrir um negócio e também superar a crise. A alimentação é a área mais procurada para abrir um negócio. Um sorriso no rosto e palavras gentis costuma ser um jeito muito eficiente de fazer amizades e abrir portas, e também fazer toda a diferença no bolso. Gentileza é uma virtude que atrai clientes, a honestidade também vira atração.

Com as mudanças, a presidente Dilma espera conter as rebeliões entre os aliados no Congresso e conseguir estabilidade política.

Dilma anunciou o corte de 10% do salário dela, do vice e dos ministros. Vai cortar 30 secretarias e 3 mil cargos de confiança. E cortar 8 ministérios. Dos 39 cai para 31 (O PT que tinha 13 ficou com 9 e o PMDB que tinha 6 ficou com 7). Aloizo Mercadante da Casa Civil voltou para a Educação (Renato Janine deixou o Governo) e Jacques Wagner assumiu o posto de Mercadante, que era da Defesa e agora é Aldo Rebelo, que era da Ciência e Tecnologia, ministério que vai ser ocupado por Celso Pansera (do PMDB).  O Ministério da Saúde foi para Marcelo Castro. Helder Barbalho foi da Pesca para o de Portos. Pesca foi incorporado à de Agricultura de Katia Abreu. Miguel Rosseto da Secretaria Geral ganhou o novo Ministério do Trabalho e Previdência. Ricardo Berzoini das Comunicações foi para a Secretaria de Governo, uma fusão das Secretarias de Micro e Pequena Empresa com o das Relações Institucionais e o Gabinete de Segurança Institucional do General José Elito Carvalho Siqueira, que não gostou e pediu demissão. Para as comunicações foi o deputado Andre Figueiredo. Os Ministérios das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos são agora uma única pasta da Ministra Nilma Gomes. 

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

A ressurreição do Etanol...

Gasolina mais cara dá novo impulso para o setor do etanol. Se antes ele estava dando prejuízo, volta a ser lucrativo. Os fabricantes de etanol comemoraram o reajuste no preço da gasolina. A má notícia é que o preço do álcool também pode subir. O litro do etanol passou de R$ 2,55 para R$ 2,69. Em todo o país o reajuste do Etano deve ser de +6% (igual ao da gasolina). Assim, a produção de Etanol, que antes estava dando prejuízo, volta a ser lucrativa. A maior região produtora do país é a Centro-Sul.  

Bactérias do bem...

As bactérias que são essenciais à saúde do bebê (chegam até a afastar o risco dele sofrer de asma). Quando chega ao mundo o bebê entra em contato com microrganismos, e isso não é sempre ruim. Já se sabe que existem bactérias do bem. 04 delas chegam até evitar que o bebê desenvolva asma no futuro. Se elas estiverem no intestino do bebê, em quantidades adequadas, nos 100 primeiros dias de vida, irão ajudar a preparar o sistema imunológico, a defesa natural do organismo, o que diminui que ela tenha asma. Por isso precisamos pensar em como não privar o bebê desses pequenos organismos com tantas técnicas culturais e artificias usadas durante sua vinda ao mundo: parto cesariano, leite em pó em vez de amamentação natural, remédios e medicamentos que matam essas bactérias do bem. 

Programa de Proteção ao Emprego

Programa de Proteção ao Emprego, uma das medidas para enfrentar a crise econômica. Trata-se do objetivo de uma medida provisória do Governo que está sendo analisada no Congresso Nacional. Esse projeto permite uma mudança importante que pode facilitar acordos, fazendo prevalecer aquilo que foi negociado entre patrões e empregados. Ou seja, fortalecer a cultura da conciliação que ganha força até para que algumas negociações coletivas prevaleçam sobre leis trabalhistas. Ou seja, o que for negociado entre o sindicato dos patrões e dos empregados é o que vai ficar valendo. Vejamos como funciona:



quinta-feira, 1 de outubro de 2015

A Guerra Civil na Síria...

Existe uma coalisão liderada pelos EUA para combater o grupo Estado Islâmico. A Rússia também está se preparando para atacar esses terroristas, mas com uma diferença fundamental:
1.      Rússia: Vladimir Putin apoia o presidente Sírio Bashar al-Assad, quer ajudá-lo a vencer os terroristas. Para Putin, Bashar al-Assad no poder significa manter o grau de influência da Rússia no Oriente Médio.

2.      EUA: Barack Obama quer derrotar os terroristas do Estado Islâmico ao mesmo tempo que quer vê o presidente sírio Bashar al-Assad, a quem chamou de tirano, deixar o cargo. Para Obama, não dá para acabar com o terrorismo na Síria com al-Assad no poder. A ditadura de Bashar al-Assad provocou uma revolta que continua desde a Primavera Árabe em 2011. E o caos no país abriu espaço para o terrorismo do Estado Islâmico ganhar terreno.

O único consenso nessa história é que os dois não podem é acabar atacando um ao outro na Síria.

Reformas Estruturais

O que está faltando mesmo é uma liderança política para convencer o Congresso, as forças políticas e a sociedade de que esse é o caminho. Falta determinação da presidente Dilma e apoio político para isso. A ideia é boa, falta a política.

1.      Reforma Tributária: melhorar o sistema do ICMS;
2.      Reforma Trabalhista: dá mais força à negociação entre trabalhadores.
3.      Reforma Previdenciária: tem que colocar a idade mínima;
4.      Reforma Orçamentária: mudar o sistema de gastos do Governo Federal;
5.      Indexação da Economia: cortar vários contratos indexados. 

Para não deixar o barco afundar, comandantes estão apontando o leme para o mercado internacional.

Vender para os gringos é uma possibilidade que tem feito o olho de muita gente brilhar nesses tempos de crise. “Se a gente ficar pensando na crise o tempo todo, vamos afundar com ela. Precisamos mesmo é arregaçar as mangas e ir à luta!”.
 O dólar fechou a R$ 3,96. Mesmo assim, no acumulado de 2015, o dólar já subiu +49%! Por causa dessa alta, muitas empresas pequenas resolveram seguir os passos de grandes companhias: estão procurando clientes no exterior. É o que muita empresa de pequeno porte está descobrindo. No primeiro semestre de 2015 o número de novos exportadores cresceu quase 10%! Tem empresário que não perde rodada de negociação com empresa estrangeira por nada nesse mundo... “Dólares chegando, mais emprego, empresa cresce”.

Reajuste dos Combustíveis...

Brasileiros já estão pagando o aumento dos combustíveis. A Petrobras reajustou o preço da gasolina (+6%) e do (+4%) diesel (sobrou até para o álcool). Tudo está R$ 0,10 mais caro o litro. O preço dos combustíveis para o consumidor não sobe só quando a Petrobras reajusta o preço nas refinarias, o último aumento anunciado pela empresa foi em novembro de 2014. Este ano a gasolina na bomba já ficou +9,65% mais cara. Impostos, custo de mão de obra e margem de lucro também entram na conta dos postos, já na conta da Petrobras entram a dívida e o combustível importado, tudo em dólar, que disparou