Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Segredos Revelados da Criatividade

Por Neilton Lima
Professor, pedagogo e especialista em psicopedagogia.
01.  Seu cérebro vasculha dados na memória e cria associações entre eles. Quanto mais dados, mais chances de surgirem conexões inusitadas e ideias criativas. Cada novo conhecimento é como um ingrediente extra. Com mais opções, dá para criar mais receitas novas. Devorar cultura agrega valor ao banco de dados do cérebro e aumenta as chances de recombinações criativas. Logo, cultura inútil pode ser útil no princípio do caminho até uma boa ideia. Referência ajuda. Quando vira inspiração, então, faz muito mais. Veja de desenhos a documentários. Faça cursos inúteis;
02.  Grandes ideias brotam em contextos históricos e culturais propícios. E muitas vezes se apoiam em ideias anteriores. Mas ninguém é criativo sozinho. Grandes cabeças são obras do contexto em que vivem. Contexto + Interesse + Necessidade = IDEIA. É assim que o cérebro funciona: ou usa as associações já existentes ou cria novas – e é daqui que surgem produtos criativos (ideias novas). Logo, ter ideias é juntar pontos (X + Y = EUREKA!). Uma ideia só nasce se três partes colaborarem: 1) indivíduo (se domina o assunto); 2) sociedade (com repressão, as ideias podem demorar a ser incentivadas) e; 3) campo social (quais conhecimentos sobre isso já estão disponíveis). Ou seja, o mundo precisa colaborar.
03.  O cara pega uma coisa e aplica na outra: isso é criatividade. Então você tem que estudar de tudo. Se não existe cultura inútil, qualquer hobby pode ser de grande valia. Buscar referências também se aplica ao que você pode estudar. Não se prender a cursos que tenham a ver com o trabalho ajuda a aumentar a variedade de associações que geram ideias criativas.
04.  A rotina acaba vencendo, então faça uma que realmente seja valiosa para o seu cérebro, que trabalha como um louco. E se cansa. Exaurido, as chances de pensar num CAMINHO ALTERNATIVO, em vem de seguir pelo conhecido, diminuem. Qualquer economia de energia pode favorecer a criatividade. É por isso que muitos artistas criam hábitos quase religiosos (olha a rotina positiva aí!?). Você elimina pequenas decisões que fazem gastar energia sem necessidade. Isso ajuda a ter uma vida mais criativa. Nesse piloto automático, as escolhas já estão feitas, então o cérebro ganha energia para brilhar em ideias incríveis. Outro objetivo em mente: FICAR SOZINHO. Uma grande ideia começa ser fabricada na solidão. E, em geral, ela só aparece FRENTE A UM PROBLEMA. Esse é o primeiro desafio: descobrir o que você quer fazer. Para aumentar as chances de ter uma ideia criativa, você precisa definir o problema: o que estou fazendo aqui? Num site, o projeto não é fazê-lo, mas analisar o público, ser bem específico. Assim fica mais fácil se concentrar. E, nessa fase, CONCENTRAÇÃO É ESSENCIAL. Em algum momento do processo criativo, eles precisam desse ISOLAMENTO. Não é à toa que introvertidos conseguem ter ideias mais criativas do que extrovertidos: eles sentem menos necessidade de interagir – e, por isso, passam mais tempo concentrados. Logo, a rotina é adorável (e o silêncio também)!
05.  Satisfaça-se: ame seu trabalho. Trabalho bom é trabalho apaixonante! Não é preciso ser nenhum gênio para dominar uma arte. Precisa-se de paciência e dedicação. “Experiência Máxima”: isso acontece quando o foco é tão grande que a pessoa se funde ao projeto. O grande truque é óbvio e não tão simples: gostar do que faz. Ou ao menos ver sentido nele, acreditar que isso se enquadra nos seus ideais ou personalidade. A paixão pelo que faz é o combustível que impulsiona a ser um dos maiores inovadores do século. Mas, antes de chegar lá, é preciso dominar o ofício. Esforço e dedicação podem levar ao domínio técnico de alguma coisa, que pode, por sua vez, conduzir à excelência criativa. É por isso que há poucas cenas mais emocionantes do que campeões olímpicos radiantes no topo do pódio. É a essência do que uma vida de dedicação significa. Gostar do que faz e se dedicar até ficar bom nisso é essencial para ter grandes ideias.
06.  Não funciono muito bem em reuniões chatas. Essa ideia de que renderiam excelentes sugestões o fato de reunir as pessoas, proibir críticas e incentivar que todos falem o que vier à cabeça é pura balela – rende mais é fofoca, abobrinha, ausência de definições e perca do tempo. As pessoas têm ideias melhores sozinhas. No falatório das reuniões, ideias predem o foco. Por isso, escolha o momento certo de compartilhá-la. Quando ela é um embrião, sua insegurança e o descrédito alheio podem arruiná-la. Quando a ideia ganha corpo, um colega pode ajudar. Ideias compartilhadas funcionam melhor. “Minhas descobertas são criadas sobre as suas”. Logo, saiba quando e como (e para quem) abrir a boca.
07.  Viagens mudam vidas. Viajar amplia o leque de referências. A estradinha vicinal de ideias na sua cabeça vira um autobahn. Um bom agente de viagens sabe: viver outra cultura abre a cabeça. Se conhecer outros lugares com a arte ou a história ajuda, imagine viver para valer em outra cultura. Então, viaje para outros mundos.
08.  Relaxa e brilha: imagine a mente como uma janela aberta. A atenção consciente quer entender o que pode ver através dessa janela. Mantém o foco nisso, e deixa de lado tudo ao redor. Quando o corpo relaxa e a consciência sai de cena, o inconsciente toma as rédeas da atenção e passa a analisar elementos até então ignorados. O consciente foca só o palco iluminado, o inconsciente capta o teatro como um todo. Por isso as chances de conexões inusitadas acontecem no estado inconsciente. O inconsciente toma conta e a ideia nasce. Para o espetáculo do surgimento de ideias acontecer, o lobo frontal precisa sossegar, o que se resume em uma simples ordem: relaxe. É por isso que tantas ideias aparecem enquanto cantarolamos no banho. Ou no bar. Tato foco também cega a mente. Chega uma hora em que você precisa mandar tudo às favas e se divertir. Pessoas que beberam até três latas de cerveja, portanto mais relaxadas, ficam mais criativas. Cinema, música ou meditação funcionam da mesma forma. São atividades que, geralmente, colocam o corpo em estado de relaxamento. Nesses momentos, o cérebro voa mais e revira a caixa de memória com mais liberdade. Mas isso é um tanto pessoal. “Você precisa encontrar algo que faça seu cérebro tirar o foco do problema e ir para outros lugares”. Dessa subjetividade surgem comportamentos excêntricos. Então deixe seu cérebro voar sozinho de vez em quando. Mas tem limite. Para a ideia criar corpo, o consciente precisa retomar o lugar. É hora de agir, não de pensar. “O truque é brincar com a dinâmica do cérebro. Quando você estiver nervoso, saia para tomar um banho. Depois volte. Quanto mais relaxado, maior a capacidade de associação. Quanto mais acelerado, menos coisas você vê pelo caminho”. Relaxa e brilha.
09.  Todos têm algum tipo de medo. Mas nem todos conseguem continuar tentando. Não faça parte desses. Persista e insista. Então você precisa superar outro desafio: o medo (o seu – de ser ridicularizado – e o alheio). Mudar o mundo ou aparecer com uma ideia nova pode gerar pavor. Siga tentando. O desafio é tirar dos erros uma lição, encontrar pontos que possam ser melhorados. Com paixão e trabalho, o caminho parece mais possível. E menos assustador.
10.  Ser criativo funciona de maneira diferente para cada um. Não há receita pronta nem passo a passo perfeito. Ninguém vira gênio de uma hora para outra e nenhum gênio tem ideias brilhantes todo santo dia. Entretanto, estão aí algumas ferramentas valiosas para estimular momentos criativos. Agora que você as conhece e as entende, adapte e aplique na sua vida!